Futebol Internacional

THE BEST

Raio-X: veja os números das concorrentes de Marta ao prêmio da Fifa

Brasileira concorre com duas atletas destaques do Lyon, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa

postado em 03/09/2018 15:16 / atualizado em 03/09/2018 16:16

Elsa/Getty Images/AFP e AFP
A FIFA revelou, nesta segunda-feira, quem são as três jogadoras finalistas do prêmio de melhor jogadora do mundo. Vencedora do título cinco vezes e 14 vezes indicada, Marta disputa com uma norueguesa e uma alemã, ambas mais jovens que a brasileira e atletas do Lyon, da França, atual campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Marta está com 32 anos e disputa a NWSL (National Women’s Soccer League ou Liga Nacional de Futebol Feminino) pelo Orlando Pride, nos Estados Unidos. Ela acabou como artilheira da competição no ano passado com 13 gols em 24 jogos, e ainda serviu suas colegas de equipe com seis assistências. Ela também figurou na seleção das melhores da liga.

Ela ainda representou o Brasil usando a braçadeira de capitã na Copa América 2018, na qual liderou a equipe na caminhada até o título. O Brasil foi campeão invicto e a jogadora marcou somente um gol na competição, na goleada de 4 x 0 sobre a Venezuela.

Conheça as outras indicadas

Ada Hegerberg é da Noruega, tem 23 anos e é atacante do Lyon, da França. Na Liga Francesa, ela marcou 31 gols em 20 jogos, números que a consagraram como artilheira isolada da competição. O clube dela foi campeão com 96,9% de aproveitamento: em 22 partidas, 21 vitórias e um empate.
 
Na Liga dos Campeões, a vítima da equipe francesa foi o Wolfsburg. As francesas aplicaram 4 x 1 nas alemãs na prorrogação e faturaram a principal competição do continente, com direito a 15 gols de Ada. O Lyon também conta com Dzsenifer Marozsan, outra concorrente ao prêmio de melhor jogadora do planeta. Nascida na Hungria, é naturalizada alemã e tem 26 anos.
 
Marozsan é a camisa 10 e a capitã da Seleção Alemã, e estava no elenco campeão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Pelo Lyon, anotou oito gols em 18 partidas na Liga Nacional.  
 
A vencedora foi escolhida por meio de votação feita por técnicos e capitães de seleções, jornalistas e votação online. A cerimônia de premiação será em 24 de setembro, em Londres.
 
*Estagiária sob a supervisão de Victor Gammaro - Especial para o Correio