Futebol Internacional

THE BEST

Como o 'Fifa The Best' diminuiu a Copa

Falta de franceses entre os candidatos de 2018 amplia tabus. Kaká é o último campeão mundial eleito número 1. Seleção campeã não consagra herói desde o italiano Cannavaro

postado em 03/09/2018 16:24 / atualizado em 03/09/2018 16:44

AFP / FRANCK FIFE
Com a ausência de um jogador da França entre os três candidatos ao Fifa The Best — o prêmio de melhor jogador do mundo oferecido pela entidade máxima do futebol —, o brasileiro Kaká continua sendo o último campeão da Copa eleito número 1. Penta em 2002 com a Seleção Brasileira, ele faturou o prêmio cinco anos depois, em 2007. De lá para cá, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo não precisaram do título do Mundial para se revezarem no trono há 10 anos. Candidatos em 2018, Cristiano Ronaldo, Luka Modric e Mohamed Salah deixaram Antoine Griezmann e Kylian Mbappé fora da festa de gala do próximo dia 26, em Londres.    

O Fifa The Best também minimiza a Copa em ano de Copa. A Itália continua sendo a última campeã a consagrar — no mesmo ano — o melhor do mundo.  Na conquista do tetra, em 2006, o zagueiro Fabio Cannavaro arrematou a estatueta com 498 pontos depois de superar simplesmente Zinedine Zidane (454) e Ronaldinho Gaúcho (380). 

Campeã inédita da Copa de 2010, a Espanha esperava que Iniesta fosse eleito melhor do mundo, principalmente, por ter marcado o gol do título na final contra a Holanda, na África do Sul. No entanto, o meia foi superado por Lionel Messi. Xavi terminou em terceiro. 

Em 2014, o futebol coletivo da Alemanha também não rendeu prêmio de melhor do mundo aos seus campeões. Destaque na conquista do tetracampeonato, o goleiro Manuel Neuer esteve próximo de se tornar o primeiro goleiro melhor do mundo na eleição da Fifa, mas foi superado pelo português vencedor Cristiano Ronaldo e o segundo colocado, Lionel Messi. 

Neste ano, pelo menos dois jogadores da França poderiam figurar entre os candidatos ao Fifa The Best: o menino Mbappé e o experiente Griezmann. O desempenho na Champions League credenciou o português Cristiano Ronaldo e o egípcio Mohamed Salah e o brilho de Luka Modric na Copa da Rússia, ao levar a Croácia à final, o colocou entre os três. 

A eleição de Modric como melhor jogador da Europa na semana passada é um indício de que há um forte movimento entre os jurados para que o croata conquiste tanto o Fifa The Best quanto a Bola de Ouro da revista France Football. Em tese, injusto. Cristiano Ronaldo só faltou fazer chover na fase de mata-mata da Champions League vestindo a camisa do Real Madrid. Na fase de grupos, teve uma exibição épica no empate por 3 x 3 entre Portugal e Espanha ao balançar a rede três vezes na mesma partida. A temporada  também teve gol de bicicleta contra a Juventus em cima do goleiro Buffon, em Turim, pelas quartas de final. 

No Século

Melhores do mundo em ano de Copa
Em destaque, os jogadores que conquistaram o Mundial
 
2018 – Cristiano Ronaldo (Portugal), Mohamed Salah (Egito) ou Luka Modric (Croácia)
2017 – Cristiano Ronaldo (Portugal)
2016 – Cristiano Ronaldo (Portugal)
2015 –  Lionel Messi (Argentina)
2014 – Cristiano Ronaldo (Portugal)
2013 – Lionel Messi (Argentina)
2012 – Lionel Messi (Argentina)
2011 – Lionel Messi (Argentina)
2010 – Lionel Messi (Argentina)
2009 – Lionel Messi (Argentina)
2008 – Cristiano Ronaldo (Portugal)
2007 – Kaká (Brasil)
2006 – Fabio Cannavaro (Itália)
2005 – Ronaldinho Gaúcho (Brasil)
2004 – Ronaldinho Gaúcho (Brasil)
2003 – Zinedine Zidane (França)
2002 – Ronaldo (Brasil)
2001 – Luis Figo (Portugal)