Futebol Internacional

MUNDIAL DE CLUBES

Mundial de Clubes começa nesta quarta; Al Ain e Team Wellington abrem competição

Real Madrid e River Plate são as principais atrações da competição disputada em quatro fases por sete equipes

postado em 11/12/2018 18:07 / atualizado em 12/12/2018 14:06

ANDER GILLENEA e JAVIER SORIANO
O Mundial de Clubes da Fifa começa nesta quarta-feira (12/12) e vai até o próximo dia 22, nos Emirados Árabes Unidos. O torneio será disputado em quatro fases e contará com a presença de sete equipes. O pontapé inicial será dado pelo Al Ain, representante do país sede, e o Team Wellington, da Nova Zelândia, às 13h30 (horário de Brasília). O Al Ain se classificou para o Mundial por ter sido o campeão da liga nacional dos Emirados Árabes. A equipe neozelandesa entra na festa como vencedora da Liga dos Campeões da Oceania.  

As duas equipes duelam na fase de playoffs e o vencedor medirá forças nas quartas de final  com o Espérance, da Tunísia, campeão da Liga dos Campeões da África. Eles impressionaram na competição por ter batido o Al-Ahly nas semifinais, equipe oito vezes campeã na competição. O artilheiro tunisiano marcou poucos gols, mas tem a média de um por jogo: Khenissi Taha, 26, anotou cinco gols em cinco jogos. Dessa partida sairá o adversário do River Plate. Por ter conquistado a Libertadores, o time argentina entra nas semifinais. 

O outro duelo das quartas de final está definido entre os mexicanos do Chivas Guadalajara, que venceram a Liga dos Campeões da Concacaf, e o Kashima Antlers, do Japão. O representante da Ásia tem o ídolo flamenguista, Zico, como coordenador técnico e venceu a Liga dos Campeões do continente. Foram eles que surpreenderam e chegaram à final do Mundial de 2016 contra o Real Madrid. Na ocasião ficaram à frente do placar por alguns momentos, mas perderam por 4 x 2 na prorrogação. No elenco, há três jogadores brasileiros: os meias Léo Silva e Serginho, ex-América-MG, que se destacou na primeira metade do Brasileirão deste ano, e o atacante Leandro, ex-Grêmio, Santos, Palmeiras e Coritiba.

River Plate

O campeão da Libertadores é o representante da América do Sul na competição. O time argentino chegou ao Mundial de Clubes após bater o rival Boca Juniors na final do último domingo. O duelo argentino começou com empate por 2 x 2 na Bombonera, em 11 de novembro, e só terminou no último domingo (9/12), no Santiago Bernabéu, na Espanha, com a vitória do River por 3 x 1. A decisão embarcou para a Europa por razões de segurança e foi a primeira vez que a a decisão aconteceu fora do continente americano. 

O principal jogador da equipe é Ignacio Scocco, artilheiro disparado com 22 gols em 40 jogos da temporada 2017/18 e mais três gols na temporada atual. Além dele, o elenco do River é repleto de bons jogadores, como o goleiro Andrada, que foi para o clube pelo valor de R$ 22 milhões, o colombiano Juan Quintero, um dos personagens do título; Pitty Martinez; também um dos nomes decisivos na vitória por 3 x 1, e o atacante Lucas Pratto, que marcou o primeiro dos três gols contra o Boca.

A equipe argentina chega aos Emirados Árabes Unidos em busca do tricampeonato e tem três possibilidades de adversário para a primeira partida: o Espérance, da Tunísia, o Al Ai, donos da casa, e o Team Wellington, da Austrália. 

Real Madrid tentará o tricampeonato seguido  

O Real Madrid é o time a ser batido no Mundial de Clubes. A equipe merengue chegará nos Emirados Árabes com força máxima, e busca conquistar o inédito tricampeonato consecutivo desde que a Fifa passou a organizar a competição, em 2000. Os espanhóis venceram em 2014, 2016 e 2017. A estreia ocorre em 19 de dezembro, contra o vencedor do confronto entre Chivas Guadalajara e Kashima Antlers.

No Campeonato Espanhol, a equipe do atual melhor do mundo, Modric, ocupa apenas a quarta posição na tabela, com cinco pontos atrás do líder Barcelona. O desempenho discreto na competição nacional fez com que a equipe demitisse o treinador Julen Lopetegui, depois de pouco mais de quatro meses. O atual comandante é o argentino Santiago Solari. Ele treinava o Real Castilla, time B que disputa a terceira divisão do Espanhol. A principal baixa para o atual bicampeão mundial é o português Cristiano Ronaldo. O craque se transferiu para a Juventus, da Itália. 

Os 23 jogadores que disputarão a competição estão definidos. Na lista, aparece o atacante Vinicius Junior. Ele vem ganhando espaço no time principal com o técnico Solari, que o treinou no Real Castilla. Marcelo e Casemiro fecham a cota de brasileiros. Mesmo voltando de lesão, os atletas vão em busca do terceiro título seguido. Eles venceram em 2016 e em 2017. O lateral-esquerdo também estava no time que conquistou o título em 2014. 

A equipe merengue deve estrear com a mesma formação utilizada no Campeonato Espanhol:  Courtois, Odriozola, Varane, Sergio Ramos e Carvajal; Llorente, Modric, Ceballos e Lucas Vázquez; Benzema e Bale. Os brasileiros Marcelo e Casemiro podem entrar na equipe se estiverem 100% recuperados, além das apostas Isco e Asensio. 

Jogadores inscritos pelo Real Madrid

Goleiros - Navas, Courtois e Casilla 
Defensores - Carvajal, Sergio Ramos, Varane, Nacho, Marcelo, Odriozola e Reguilón
Meio-campistas - Kroos, Modric, Casemiro, Valverde, Llorente, Asensio, Isco, Ceballos
Atacantes - Mariano Diaz, Benzema, Bale, Lucas Vázquez e Vinícius Junior 

Jogadores inscritos do River Plate

Goleiros - Franco Armani, Germán Lux e Enrique Bologna. 
Defensores -  Jonatan Maidana, Jorge Moreira, Milton Casco, Javier Pinola, Lucas Martínez Quarta e Gonzalo Montiel. 
Meio-campistas - Bruno Zuculini, Juan Quintero, Gonzalo Martínez, Nicolás De La Cruz, Exequiel Palacios, Camilo Mayada, Leonardo Ponzio, Enzo Pérez e Ignacio Fernández. Atacantes - Rodrigo Mora, Julián Álvarez, Rafael Santos Borré, Lucas Pratto e Ignacio Scocco.

*Estagiárias sob a supervisão de Marcos Paulo Lima