Futebol Internacional

Libertadores

Vetado pela Fifa para o Mundial Sub-17, Peru herda do Chile a final da Libertadores 2019

Em reunião com Flamengo e River Plate, Conmebol tira decisão do próximo dia 23 de Santiago e leva para Lima

postado em 05/11/2019 19:45 / atualizado em 05/11/2019 22:31

<i>(Foto: Foto: AFP)</i>
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) teve mais uma daquelas decisões curiososas nesta terça-feira. Depois de resistir ao máximo tirar a inédita final em jogo único da Libertadores de Santiago, no Chile, a entidade optou em comum acordo com as diretorias do Flamengo e do River Plate por levar a decisão do próximo dia 23 para o Estádio Monumental, em Lima. Curiosamente, a Fifa tirou o direito do Peru de ser o anfitrião do Mundial Sub-17 porque o país não cumpriu o caderno de encargos da competição e pediu asilo ao Brasil, que atendeu ao chamado da entidade máxima do futebol.


O encontro realizado nesta terça, em Luque, no Paraguai, teve a presença dos presidentes Rodolfo Landim, do Flamengo, e Rodolfo D'Onorio, do River Plate. Os mandatários da CBF, Rogério Caboclo, e da AFA, Claudio Tapia, também participaram da reunião emergencial. Palco original da Final, o Chile enfrenta uma onda de protestas há quase um mês devido ao reajuste na tarifa do metrô. O Campeonato Chileno inclusive está paralisado. Mesmo assim, a Conmebol insistia na possibilidade de ilhar seu evento do caos no país.

 

Durante a entrevista coletiva no Paraguai, o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, afirmou que haverá um sistema para devolver o dinheiro do ingresso de todos que compraram para a final da Libertadores em Santiago. Quem adquiriou terá prioridade para nova compra de ingressos para Lima


Flamengo e River Plate optaram por não correr risco e muito menos empurrar com a barriga uma decisão que deveria ter sido tomada com mais antecedência. A decisão também  satisfez os patrocinadores da competição continental. O prefeito de Santiago chegou a dizer que não haveria sentido abrigar a final da Libertadores com o Campeonato Chileno parado.

 

Além da final da Libertadores, outros eventos foram cancelados em Santiago. O país desistir de receber a Conferência do Clima (COP-25) e a Cúpula da Aliança Ásia-Pacífico. Ainda assim a Conmebol iinsistia em manter a capital chilena como sede com base em uma entrevista coletiva da ministra do Esporte do Chile, Cecília Perez.

 

Entretanto, na última segunda-feira, uma reunião convocada às pressas pela Conmebol deu início à tardia reviravolta. Cogitou-se inclusive a realização do jogo em Miami, nos EUA. havia a possibilidade de ser no Uruguai, mas haverá eleição no país no fim de semana da decisão. No mês passado, Lima lançou candidatura para receber as finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana em 2020. Perdeu para o Rio de Janeiro e Córdoba. Duas semanas depois, a decisão da Libertadores 2019 cai no colo da capital peruana.