Atlético
None

ATLÉTICO

Com 'pinta' de favorito no Mineiro, Atlético do estreante Dudamel inicia 2020 contra o Uberlândia

Técnico venezuelano terá primeira partida à frente do time alvinegro nesta terça-feira

postado em 21/01/2020 06:00 / atualizado em 20/01/2020 23:47

(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Foram dias de pré-temporada cheios de mistério, treinos táticos sem a presença da imprensa e expectativa na Cidade do Galo. Nesta terça-feira, enfim, o segredo sobre a versão 2020 do Atlético começará a ser desvendado. No Parque do Sabiá, o time comandado pelo estreante Rafael Dudamel inicia o Campeonato Mineiro contra o Uberlândia, em jogo marcado para 21h30.

E o técnico venezuelano de 47 anos começa o trabalho no Brasil cercado de olhares curiosos e - por que não? - pressão. Sem títulos estaduais desde 2017, o Atlético é tido como o principal favorito à conquista este ano, especialmente por ser o único time de Minas Gerais na elite do futebol nacional.

Dudamel sabe dessa pressão e falou sobre o tema nas três entrevistas concedidas desde que foi anunciado como técnico alvinegro. Internamente, o ex-goleiro trabalha para fortalecer o profissionalismo dos jogadores e construir um grupo com mentalidade vencedora.

Para além dos aspectos psicológicos dos atletas, Dudamel tenta fazer com que o time entenda a ideia de jogo proposta pela comissão técnica. Durante as partes dos treinos abertas à imprensa, foi possível ver muita cobrança sobre trocas de passes pelo chão e reações rápidas à perda da posse. A aplicação desses conceitos deve começar a ser vista nesta terça.

A expectativa é por uma escalação que priorize aspectos físicos. Jogarão aqueles que estiverem melhor preparados. “Nas primeiras duas, três partidas, a equipe não vai estar na sua melhor versão fisicamente, mas vamos começar a traçar o caráter de uma equipe que mostra sempre que quer ganhar e que tem que superar primeiro a dificuldade física, porque vamos estar um pouco abaixo. Vamos colocar os que estão melhores. Dentro da exigência física, vai ser uma prioridade para nós encontrar os jogadores que estão mais soltos”, disse Dudamel, em entrevista na última sexta-feira, na Cidade do Galo.

Quem joga?

(Foto: Bruno Cantini/Atlético)

O técnico do Atlético não tornou pública a escalação que utilizará na estreia na temporada. A única pista dada por Dudamel foi sobre o gol. Formado na Cidade do Galo, Michael, de 24 anos, deverá ter a oportunidade de ser titular na equipe alvinegra profissional pela primeira vez. Victor já treina normalmente, mas faz trabalhos individualizados para suportar a carga da temporada completa e será poupado. Cleiton, por sua vez, está com a Seleção Brasileira sub-23 para a disputa do Pré-Olímpico.

Nas outras posições, a provável escalação é um palpite. Na linha de defesa, poucas mudanças são esperadas. Patric e Fábio Santos deverão ser os titulares nas laterais. Na zaga, Igor Rabello e Gabriel disputam a vaga de companheiro do capitão Réver. No meio, a tendência é que os volantes sejam Allan e Jair.

O responsável pela armação é uma incógnita. Cazares, com proposta do Al-Ain, ficou de fora da lista de relacionados. Nas pontas, mais indefinição. Os principais favoritos às duas vagas são Hyoran e Marquinhos. Bruno Silva, Bruno Michel, Maicon Bolt e Bruninho são outras opções. Dylan Borrero ainda não teve registro regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e, por isso, não pode jogar. À frente, Ricardo Oliveira e Di Santo brigam pela posição de centroavante.

O adversário

(Foto: Divulgação/Uberlândia)

Vice-campeão do Módulo II, o Uberlândia está de volta à elite do futebol estadual em 2020. Para se manter na Primeira Divisão, o time do Triângulo Mineiro mesclou o elenco com 16 atletas formados nas categorias de base e cerca de 20 contratações. A preparação começou no dia 29 de novembro e envolveu a disputa de amistosos e jogos-treino.

O equipe comandada pelo técnico Felipe Surian enfrentou duas equipes amadoras: venceu o Carmelitano por 3 a 1 e empatou por 1 a 1 com a seleção de Uberlândia. Diante de times profissionais, venceu o Batatais-SP por 1 a 0, empatou com o Botafogo-SP por 2 a 2 e com o Comercial-SP por 0 a 0. Enfrentou, ainda, duas vezes o Crac-GO, com empate sem gols e derrota por 3 a 0. Os testes ao longo da pré-temporada praticamente definiram a escalação do time para o início do Mineiro.

UBERLÂNDIA X ATLÉTICO

UBERLÂNDIA
Rafael; Joazi, Plínio, Rogério e Fábio Alves; Serginho, Leandro Salino e Diogo Peixoto; Wandinho, Felipe Alves e Dija Baiano
Técnico: Felipe Surian

ATLÉTICO
Michael; Patric, Réver, Igor Rabello (Gabriel) e Fábio Santos; Allan e Jair; Hyoran, Bruninho (Ramón Martínez) e Marquinhos; Di Santo (Ricardo Oliveira)
Técnico: Rafael Dudamel

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia
Data e horário: terça-feira, 21 de janeiro de 2020, às 21h30

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (CBF)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (CBF) e Pablo Almeida Costa (FMF)

Tags: galo atleticomg interiormg futnacional seriea