Futebol Nacional

MERCADO

Lista: as 20 melhores contratações do futebol brasileiro em 2017

Correio elege os jogadores que funcionaram na temporada

postado em 10/11/2017 09:00 / atualizado em 16/11/2017 17:46

Norberto Duarte/AFP. Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians e Washington Alves/Cruzeiro EC
A menos de um mês do fim do Campeonato Brasileiro, os reforços contratados pelos clubes da Série A para 2017 já podem ser avaliados. Entre nomes rodados e promessas que não entusiasmaram a torcida quando foram anunciados, o mercado do ano foi, como sempre, agitado.
Correio considerou relação custo-benefício, importância para o time, títulos, gols e assistências para relacionar as 20 melhores contratações da temporada nacional. O Palmeiras, time que mais gastou para montar seu elenco em 2017, não colocou nenhum representante na lista.

As melhores contratações do Brasil em 2017

20. Diego Alves (Flamengo)

Gilvan de Souza/Flamengo
 
Depois de viver momentos ruins com Muralha e Thiago no time, o Flamengo resolveu o problema debaixo das traves. O jogador, além de tomar a titularidade desde que chegou, se tornou um dos líderes do elenco rubro-negro. Os cariocas pagaram pouco mais de R$ 1 milhão pelo goleiro, pois o Valencia enfrentava uma crise financeira.

19. Jean (Vasco)

Paulo Fernandes/Vasco.com.br
 
Emprestado pelo Corinthians, o volante brasiliense foi titular em 29 jogos do Campeonato Brasileiro pelo Vasco. Com apenas 23 anos, é o jogador que mais roubou bolas no Brasileirão. Até o momento, foram 101 desarmes, com 90,2% de aproveitamento no quesito. O contrato com o clube carioca vai até dezembro de 2017.

18. Marllon (Ponte Preta)

Nelson Almeida/AFP
 
Campeão da Série B com o Atlético-GO, em 2016, o zagueiro revelado pelo Flamengo é um dos destaques da Macaca na temporada. Aos 24 anos, foi titular em 50 jogos da Ponte Preta até o momento. Caso o Corinthians perca Pablo, estuda a contratação do defensor, que pertence ao Cianorte-PR, para 2018.

17. Carleto (Coritiba)

Divulgação/Coritiba
 
O lateral-esquerdo chegou no início do ano a Curitiba, vindo do Linense, clube do interior de São Paulo. Ele tem a melhor média do Campeonato Brasileiro em cruzamentos certos por partida. Além disso, demonstra papel ofensivo importante no Coritiba, pois é o lateral que melhor finaliza no torneio nacional. Está na mira do Cruzeiro para 2018.

16. Pablo (Corinthians)

Daniel Augusto Jr/ Ag. Corinthians
 
Contratado por empréstimo junto ao Bordeaux, da França, é titular ao lado do paraguaio Balbuena da zaga do Corinthians, líder do Campeonato Brasileiro e melhor defesa da competição, com apenas 23 gols sofridos. O clube paulista tenta renovar o contrato do defensor, que acaba em dezembro.

15. Roger (Botafogo)

Vitor Silva/SSPress/Botafogo
 
É o artilheiro do Botafogo na temporada, com 17 gols. No Campeonato Brasileiro, atuou em 20 partidas e marcou 10 vezes. Voltou aos treinamentos do alvinegro após ser afastado do futebol para tratar um tumor no rim. Recuperado, o camisa 9 de General Severiano teve o nome ligado ao Corinthians para a próxima temporada.

14. Petros (São Paulo)

Érico Leonan/SPFC
 
Vindo do Betis, da Espanha, em junho deste ano, o atleta virou peça fundamental no esquema de Dorival Júnior. É dele a segunda melhor média de passes certos por partida no Brasileirão (58,7%). Apesar de ser volante de contenção, é o jogador do São Paulo que mais sofreu faltas no Campeonato Brasileiro: foram 58 no total. 

13. Diogo Barbosa (Cruzeiro)

Juarez Rodrigues/EM
 
Após boa temporada no Botafogo, o lateral-esquerdo chegou a Belo Horizonte e sempre foi titular da posição. É o jogador que mais completou passes no time mineiro no Campeonato Brasileiro, com 1.283 acertos e 87,4% de aproveitamento no quesito. Fez o gol que garantiu o Cruzeiro na semifinal da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, clube que deseja ter o atleta em 2018.

12. Barrios (Grêmio)

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
 
Sem espaço no Palmeiras, o atacante paraguaio chegou para suprir a carência de um centroavante no time de Renato Gaúcho. Precisou de só dois meses em Porto Alegre para superar sua melhor marca no time paulista. Em 11 jogos na Copa Libertadores, marcou seis gols, ajundando a conduzir o Grêmio à final. Balançou as redes 19 vezes em 42 partidas disputadas.

11. André (Sport)

Ricardo Fernandes/DP
 
É o artilheiro do Sport na temporada, com 23 gols. No Campeonato Brasileiro, balançou as redes 12 vezes, e só está atrás de Jô e Henrique Dourado na briga pela artilharia. O atacante estava no Sporting, de Portugal, e retornou ao clube nordestino após deixar boa impressão em 2015. Antes disso, não teve bons dias no Corinthians, em 2016.

10. Zé Rafael (Bahia)

Felipe Oliveira/EC Bahia
 
Destaque do Bahia na temporada. É o segundo jogador que mais sofreu faltas no Campeonato Brasileiro. Também é o quarto maior ladrão de bolas do torneio nacional. Recentemente, o tricolor renovou o contrato do meia até dezembro de 2020. Alguns rumores indicam que o Corinthians deseja contar com o atleta para 2018.

9. Reinaldo (Chapecoense)

Josep Lago/AFP
 
Emprestado pelo São Paulo, o lateral-esquerdo é um dos destaques no ano de reformulação da Chapecoense. É o jogador que mais toca para os companheiros finalizarem a gol, além de já ter distribuído cinco assistências. Provavelmente, vai retornar ao elenco do tricolor paulista para a próxima temporada, apesar de interessar a outros clubes.

8. Douglas (Avaí)

André Palma Ribeiro/Avaí F. C.
 
Emprestado pelo Corinthians, o goleiro do Avaí é um dos destaques da posição no Campeonato Brasileiro. Era reserva no Campeonato Brasileiro, mas tomou a posição e já fez 51 defesas difíceis. Chegou a ser oferecido ao Flamengo, quando o clube carioca vivia insegurança com as más atuações de Muralha e Thiago.

7. Lucca (Ponte Preta)

Fábio Leoni/Ponte Press
 
Chegou por empréstimo do Corinthians depois de um ano ruim no time do Parque São Jorge. Jogando de centroavante, é o artilheiro da Ponte Preta na temporada, com 22 gols em 55 jogos. Depois do sucesso, o Timão manifestou o interesse em contar com o atacante para a próxima temporada.

6. Thiago Neves (Cruzeiro)

Washington Alves/Cruzeiro EC
 
De volta ao Brasil após quatro anos, o meia não começou muito bem no Cruzeiro e chegou a ser contestado pela torcida celeste no Campeonato Mineiro. Adaptado, foi importante na conquista da Copa do Brasil, com seis assistências para gols. Neste quesito, também é líder do time de Mano Menezes no Brasileirão, com cinco. 

5. Bruno Henrique (Santos)

AFP/Heuler Andrey
 
Chegou ao alvinegro praiano depois de passar um ano no Wolfsburg-ALE e não marcar nenhum gol. É o destaque do Santos na temporada: ninguém deu mais assistências que ele no Campeonato Brasileiro (11). Em 2017, além dos passes decisivos, balançou as redes 16 vezes. O atacante também é o maior driblador do Nacional.

4. Jô (Corinthians)

Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians
 
Após ter passado mais de um ano sem balançar as redes pelo Galo e nas passagens por Emirados Árabes e China, o atacante acertou com o seu clube formador em outubro de 2016 sob muita desconfiança. Atualmente, divide a artilharia do Brasileirão com Henrique Dourado, do Fluminense, ambos com 16 gols. Ao todo, o camisa 7 do Corinthians marcou 23 vezes na temporada.

3. Michel (Grêmio)

AFP / Jefferson BERNARDES
 
Campeão da Série B em 2016 pelo Atlético-GO, o volante chegou a Porto Alegre em dezembro do ano passado, por empréstimo. Com 53 desarmes em 21 jogos do Brasileirão, tem a melhor média do time no fundamento. O Grêmio pode exercer a compra do jogador por R$ 1,5 milhão, valor previsto em contrato, junto ao Novorizontino-SP.

2. Gatito Fernández (Botafogo)

AFP / NORBERTO DUARTE
Devido à lesão de Jefferson, o clube carioca precisava de um goleiro titular para a temporada e acertou em cheio na contratação do paraguaio. Fundamental na boa campanha alvinegra na Libertadores, o goleiro defendeu 12 pênaltis no ano e colocou Jefferson, ídolo do Botafogo, no banco de reservas, mesmo após voltar do departamento médico.

1. Hernanes (São Paulo)

Rubens Chiri/saopaulofc.net
 
Anunciado pelo São Paulo em julho, o meia se tornou o melhor jogador do time rapidamente. Em 16 jogos no Brasileirão, o ex-jogador do Hebei Fortune, da China, fez nove gols e deu três assistências para os companheiros. É o responsável direto pelo clube ter se distanciado do rebaixamento e agora brigar por uma vaga na Libertadores.
 
*Estagiário sob a supervisão de Braitner Moreira