Futebol Nacional

COPA VERDE 2018

CBF publica tabela da Copa Verde; Sobradinho promete ir à Justiça

Entidade ignora regulamento do Candangão e divulga Brasiliense e Ceilândia como participantes do DF

postado em 23/11/2017 13:15 / atualizado em 23/11/2017 17:02

CBF/Divulgação
A Copa Verde 2018 tem tudo para começar com uma arrastada disputa no tapetão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ignorou o regulamento do Campeonato Candango deste ano e oficializou, nesta quinta-feira (23/11), Brasiliense e Ceilândia como representantes do DF no torneio — e não Sobradinho e Paracatu, terceiro e quarto colocados no torneio local deste ano. A diretoria do Sobradinho pretende apresentar recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

De acordo com a tabela divulgada pela CBF, o Ceilândia, vice candango de 2017, terá pela frente o Corumbaense-MS em uma fase eliminatória. O vencedor do mata-mata entra nas oitavas de final. Atual campeão local, o Brasiliense enfrentará o Atlético-ES nas oitavas.

Originalmente, o regulamento do Campeonato Candango de 2017 previa vagas na Copa Verde de 2018 para o terceiro e o quarto colocados. Ao campeão e ao vice estariam garantidos o acesso à Copa do Brasil e à Série D do Campeonato Brasileiro.

A confusão começou quando o Brasiliense apresentou uma Medida Inominada contra o regulamento do Campeonato Candango de 2017. O clube alega que houve mudança na regra e violação ao artigo 9º do Estatuto do Torcedor. O time considera que a mudança não respeitou o mínimo de dois anos de vigência de um regulamento e, desta forma, solicitou a vaga na Copa Verde. Até 2016, o campeão e vice do Candangão garantiam uma vaga na Copa Verde.

Por unanimidade dos votos, o Pleno do STJD entendeu no dia 1º deste mês que o Brasiliense não respeitou o artigo 119 do CBJD e resolveu extinguir o processo sem entrar no mérito. Detentor dos direitos de transmissão da Copa Verde, o Esporte Interativo tem em uma das suas cláusulas de contrato a exigência de que os campeões estaduais disputem o torneio, o que pode ter dado brecha ao Brasiliense.
 
Uma fonte da CBF disse ao Correio que o conselho técnico dos estaduais não tem poder para definir quem participa de competições organizadas pela CBF, a não ser que consiga uma autorização prévia da entidade. Segundo a fonte, o ex-presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Erivaldo Alves, tomou a posição junto com os clubes e não solicitou nada à CBF.

"Isso é inacreditável. Tenho conhecimento dessa cláusula do canal, mas, na hora do arbitral, o que prevaleceu foi o regulamento da Copa Verde, que diz que as federações são livres para indicar os representantes", reclama o presidente do Sobradinho, Túlio Lustosa. "Isso foi acordado no arbitral do Candangão, inclusive com a concordância do senhor que representou o Brasiliense, um homem sem palavra. Mas não vou jogar a toalha. Vou levar o caso ao STJD e temos grandes chances de ganhar", completa.