Futebol Nacional

Saúde impede Pelé de ser homenageado em Londres

Segundo a Associação de Escritores de Futebol, após recusar o convite, Pelé teria sido internado. A assessoria do jogador contesta a informação

postado em 19/01/2018 11:25 / atualizado em 19/01/2018 11:37

AFP/Mauro Pimentel
Quatro dias depois da aparição no Rio de Janeiro como embaixador do Campeonato Carioca, uma nota da Associação de Escritores de Futebol (FWA, na sigla em inglês), assusta os súditos do Rei Pelé. Segundo um texto assinado pelo secretário executivo da entidade, Paul McCarthy, Edson Arantes do Nascimento recusou nesta semana um convite para ser homenageado em Londres. A justificativa teria sido evitar desgaste. No entanto, a nota preocupa ao informar que o maior jogador de todos os tempos "passou por uma série de exames que apontaram uma exaustão severa". 

"Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, Pelé entrou em colapso e foi levado para um hospital no Brasil, onde passou uma série de exames que pareciam apontar para uma exaustão severa. Ele permanece através de sondas enquanto os médicos monitoram sua recuperação. Felizmente, não há indício de que tenha ocorrido nada mais grave do que a axaustão e todos na Associação de Escritores de Futebol desejam uma rápida e plena recuperação a Pele", diz a nota Paul McCarthy, secretário executivo da entidade.

A assessoria do jogador contesta a informação e reforça que o motivo da recusa ao convite da FWA é para evitar o cansaço após uma série de viagens para cumprir agenda. Na última segunda-feira, Pelé esteve no Rio de Janeiro para o lançamento do Campeonato Carioca. Ele subiu ao palco, na Cidade das Artes, com o auxílio de um andador, e estava muito abatido. 

Em dezembro, Pelé também surpreendeu ao aparecer, em Moscou, no sorteio dos grupos da Copa de 2018, locomovendo-se em uma cadeira de rodas. Na época, o governo russo alegou que foi apenas uma forma de facilitar o trânsito do Rei pelo Kremlin.  

No fim do ano passado, uma fonte contou ao Correio Braziliense que Pelé esteve recentemente na Catalunha e recebeu recomendação de um profissional do Barcelona para não deixar de fazer fisioterapia. No entanto, amigos próximos ao Rei relatam que ele não tem cumprido o tratamento.

Em 2012, Pelé foi submetido a uma cirurgia para a implantação de uma prótese no quadril. Porém, teve der submetido a um novo procedimento em 2016, no Hospital for Special Surgery, em Nova York, nos Estados Unidos,  sob a alegação de que houve erro médico nos procedimentos adotados por uma equipe do Albert Einstein, em São Paulo. No fim de 2017, o hospital paulista concluiu uma auditoria que descartou falhas na intervenção.