Futebol Nacional

CAMPEONATO PAULISTA

10 razões para ver Corinthians x Palmeiras

Arena Corinthians recebe neste sábado, às 17h, o primeiro clássico do ano

postado em 23/02/2018 22:00 / atualizado em 23/02/2018 22:42

Daniel Augusto Jr./Agencia Corinthians
O 355º dérbi paulista está marcado para este sábado, às 17h, no Itaquerão, em jogo válido pela nona rodada do campeonato estadual. Corinthians e Palmeiras atravessam fase favorável na competição, na liderança dos respectivos grupos (apesar de o Timão não vencer há três jogos — com duas derrotas e um empate), mas o interesse no confronto deste sábado supera as meras motivações do torneio doméstico. Pode valer vaga na Seleção Brasileira ou até mesmo “definir” quem é o melhor time do país na atualidade. O Correio Braziliense listou 10 razões que tornam o clássico um programa imperdível para o fim de semana. Esteja informado e se acomode na poltrona para acompanhar fortes emoções.

Nova geração
Os dois times têm no comando técnicos da nova geração. Fábio Carille e Roger Machado estarão pela primeira vez frente a frente na disputa do clássico. Carille conquistou o Campeonato Paulista no ano passado com o Timão, enquanto Roger disputa o primeiro estadual.

Duelo de líderes
Os dois times são líderes dos respectivos grupos, mas com uma grande diferença de aproveitamento. O Palmeiras tem 83,3% e o Corinthians pouco mais da metade, 54,2%. De oito jogos, o alviverde venceu seis e empatou dois, enquanto o alvinegro ganhou três, empatou um e perdeu três.

Verdão em vantagem
Historicamente, a diferença entre os dois times é de apenas duas vitórias. Dos 354 jogos, o Palmeiras ganhou 125 e o Corinthians, 123. O clássico terminou empatado em 106 ocasiões.

Milésimo gol?
Segundo as estatísticas do Palmeiras, no confronto de hoje pode sair o milésimo gol da história do Derby. De acordo com as contas feitas pelo alviverde, o número de gols marcados é 998 (520 do alviverde e 478 do Corinthians). As informações do Timão são ligeiramente divergentes: 987 gols (513 marcados pelo Palmeiras e 474 pelo alvinegro).

Tira-teima
O Corinthians, atual detentor do título brasileiro, receberá o vice-campeão. No ano passado, a diferença entre os dois clubes ao fim do campeonato foi de nove pontos. Para 2018, o Palmeiras vem com elenco forte, enquanto o Timão não impressionou muito nas contratações feitas para o início da temporada.

Vaga na Seleção
Cássio vai para o jogo da vida. Em semana na qual o goleiro do Grêmio, Marcelo Grohe, salvou o tricolor gaúcho em disputa de pênaltis, o arqueiro do Corinthians busca mostrar serviço para o técnico Tite, já que os dois defensores estão no radar da Seleção Brasileira para a Copa da Rússia. Será que o camisa 12 do Timão terá atuação à altura para se manter na disputa da posição?

Goleiro imbatível
Do outro lado do campo, estará na meta do Palmeiras o goleiro Jailson. Ele está há 28 jogos sem perder pelo Palmeiras e quando jogou contra o Corinthians, em 2016, não sofreu nenhum gol, além de conquistar a vitória por 2 x 0.

É tetra?!?!
Em 2017, o dérbi aconteceu três vezes. Uma no Campeonato Paulista e as outras três no Brasileirão. O Corinthians ganhou os três jogos. Será que o time de Carille manterá a sequência de vitórias? Ou o Palmeiras quebrará esse jejum?

Vira-casaca
Em cada lado do campo, quatro jogadores viraram a casaca. No Corinthians, Henrique,Vilson, Gabriel e Marquinhos Gabriel já vestiram a camisa alviverde. No Palmeiras, Wéverton, Edu Dracena, Bruno Henrique e Willian defenderam o Timão no passado.

Festa da massa
O maior público da atual temporada, no Campeonato Paulista, foi registrado no jogo entre Palmeiras e Santos, no Allianz Parque, com 37.867 pagantes. Há expectativa de que a marca seja batida no clássico desta tarde.

*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito