Futebol Nacional

MERCADO

Raio-X de Arthur e Vinícius Júnior: reforços de Barça e Real para 2019

Jovens foram as transferências mais caras de Flamengo e Grêmio e saem do país em janeiro do ano que vem

postado em 16/03/2018 15:39 / atualizado em 16/03/2018 17:19

Lucas Uebel/Grêmio e Gilvan de Souza/Flamengo
Arthur, volante do Grêmio, e Vinícius Júnior, atacante do Flamengo, vivem a expectativa de embarcar para a Europa em breve. O gremista será o novo jogador do Barcelona a partir de 2019, enquanto o flamenguista segue para o Real Madrid, provavelmente no mesmo período.

Em junho deste ano, com 18 anos, Vinícius irá à Espanha e, finalmente, assinará o vínculo com os merengues. Logo depois retorna ao Flamengo por empréstimo de um ano, mas o cenário indica que os galácticos já desejam contar com o brasileiro a partir de janeiro de 2019. Ainda há a chance do camisa 20 deixar a Gávea no meio de 2018, mas a possibilidade está quase descartada, visto que o atleta deseja permanecer no Rio de Janeiro até o fim da temporada.

O Correio elaborou um raio-x das duas jovens apostas dos dois clubes mais populares do planeta:

Quanto custaram?

O valor da negociação de Vinícius Júnior com os espanhóis foi de 45 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões na cotação da época em que a contratação foi fechada). Foi a maior venda da história do Flamengo, que já ganhou dois terços da quantia e recebe o resto assim que o jogador se apresentar em Madri.

Já o volante do time gaúcho custou 30 milhões de euros (R$ 120 milhões) aos cofres do Barcelona. O tricolor ficará com 60% do valor da transação, enquanto o restante será dividido entre investidores e a família de Arthur. As cifras envolvidas representam a maior venda da história do Grêmio.

O que já ganharam no Brasil?

AFP
Com apenas 17 anos, o atacante rubro-negro ainda não tem conquistas de relevância no futebol profissional. O único troféu do jogador é a Taça Guanabara de 2018. Porém, mesmo menor de idade, é o atleta mais valioso da Libertadores de 2018 e, pela Seleção Brasileira de base, foi campeão, melhor jogador e artilheiro do Mundial de 2017.

Apesar da pouca idade, Arthur já tem currículo de jogador experiente. Quatro anos mais velho que Vinícius Júnior, ele já tem no cúrriculo as taças da Copa do Brasil de 2016, Libertadores 2017 e da Recopa Sul-Americana em 2018. Em 2017, ele foi eleito o melhor jogador da final da Libertadores, além de melhor volante e revelação do Brasileirão.

Desempenho pelos clubes

Vinícius Júnior tem apenas dez jogos como titular, além de outras 38 vezes que entrou no decorrer do jogo. Com média de 33 minutos por partida, ele soma 10 gols e duas assistências. Com a mesma idade, Neymar e Gabriel Jesus, com mais tempo em campo, marcaram sete vezes. Na sua estreia na Libertadores, o garoto fez dois gols e garantiu a vitória do rubro-negro fora de casa, diante do Emelec.

Nos últimos anos, o Barcelona se notabilizou pela posse de bola e toques precisos. A escolha por Arthur demonstra o interesse dos catalães em manter a filosofia. No ano passado, o volante acertou 95,4% dos passes que tentou. Além disso, ele tem 86,7% de aproveitamento nos desarmes e, apesar de ter boa marcação, não recebeu nenhum cartão vermelho na temporada inteira.

Quem será mais útil de imediato?

Atualmente, é muito improvável que Vinícius Júnior seja utilizado pelo Real Madrid em 2019. Há a possibilidade do jovem ser emprestado para algum time de menor expressão na Europa, para ganhar rodagem. Como de costume, os merengues devem ter muitas opções no elenco para a parte ofensiva. Porém, se continuar em franca evolução, tudo pode acontecer.

Já mais maduro, o volante gremista chega em um elenco que não tem tantas opções como o do Real Madrid, por exemplo. Se não tomar a posição de titular, Arthur deve ser um reserva imediato no elenco de Ernesto Valverde, que não deve contar com o português André Gomes, em péssima fase, para a próxima temporada.

Chance de ir pra Copa?

Lucas Figueiredo/CBF
Em entrevista ao blog Drible de Corpo, do jornalista Marcos Paulo Lima, o técnico Tite afirmou que "não há espaço para estagiário na Seleção”. Apesar das convocações de Pelé em 1958, Ronaldo em 1994 e Kaká em 2002, anos que o Brasil sagrou-se campeão do mundo, em 2018 a chance de Vinícius estar na lista é muito pequena.

Arthur já foi convocado por Tite para as duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra Bolívia e Chile. Depois disso, o volante se machucou e, fora de campo desde o fim do ano passado, não foi lembrado para os amistosos de março, diante de Rússia (23) e Alemanha (27). Porém, o treinador da Seleção disse que o volante "está sendo acompanhado e pode aparecer na lista final”.