Futebol Nacional

CAMPEONATO GAÚCHO

Na 415ª edição do clássico Gre-Nal, tricolor sai em vantagem por vaga na semifinal do Gauchão

No Campeonato Gaúcho, o clássico foi realizado 162 vezes. Pressionado, Inter precisa quebrar jejum de três anos sobre o rival

postado em 21/03/2018 09:12 / atualizado em 21/03/2018 09:25

Alexandre Lops/Divulgação
O Grêmio entra em campo com ampla vantagem sobre o Internacional, nesta quarta-feira (21/3), às 21h45, no Beira-Rio, em partida de volta pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho. Após a vitória por 3 x 0, no domingo passado, o tricolor pode perder por até dois gols de desvantagem para avançar na competição. Foi a segunda vitória do time comandado pelo técnico Renato Gaúcho no tradicional clássico estadual nesta temporada. O resultado manteve ainda uma invencibilidade de três anos sobre o arquirrival.

Somados todos os duelos, são 414 partidas entre os dois times. A primeira aconteceu em 18/7/1909, quando o Grêmio venceu o jogo amistoso por 10 x 0, no Estádio da Baixada, com cinco gols de Edgar Booth, primeiro jogador a marcar no clássico. Grunewald marcou quatro, e Moreira, um. Porém, na história, o colorado foi a equipe que mais triunfou: 154 vitórias e 582 gols marcados. O tricolor se saiu melhor em 130 vezes e fez 547 gols. O duelo terminou empatado em 130 ocasiões.

Especificamente no Campeonato Gaúcho, o clássico foi realizado 162 vezes. O primeiro aconteceu apenas em 10/9/1961, o de número 156 na história do Gre-Nal. Na ocasião, o Internacional saiu vitorioso pelo placar de 2 x 1, no estádio Olímpico, antiga casa do Grêmio. Confira a seguir um breve retrospecto sobre a história recente do confronto no estadual.

2013 - Inter campeão

» Nos dois clássicos daquele ano, o Inter venceu pelo placar de 2 x 1. No primeiro, Forlán e Leandro Damião marcaram para o colorado, enquanto Fernando diminuiu a vantagem. No segundo, o uruguaio marcou novamente, com Rodrigo Moledo, pelo lado do Internacional, e Willian José, o mesmo que foi recentemente convocado para os amistosos da Seleção Brasileira, fez o único gol do tricolor na partida. O segundo duelo foi válido pela final do campeonato, consagrando o colorado como campeão gaúcho de 2013.

2014 - Colorado outra vez

» No ano da Copa do Mundo no Brasil, o clássico ocorreu três vezes. Na primeira ocasião, o placar foi de 1 x 1. De pênalti, Barcos marcou para o Grêmio. O gol do Inter foi anotado por Fabrício, o mesmo que se envolveu em confusão com a torcida em 2015, o que o levou a sair do time. Nos outros dois jogos, o colorado garantiu os três pontos pelos placares de 2 x 1 e 4 x 1, respectivamente, e o tetracampeonato gaúcho, novamente em cima do rival. Rafael Moura, Alex, D’Alessandro e Alan Patrick foram os principais goleadores do time no campeonato.

2015 - É penta!

» Novamente com três partidas, os times ficaram no empate sem gols por dois duelos, mas no terceiro, em outra disputa pelo título, o Internacional foi pentacampeão gaúcho, com gols de Nilmar e Valdívia contra a equipe do Grêmio, que contava com Giuliano, também integrante da atual Seleção Brasileira.

2016 - Nada de gols

» O único Gre-Nal daquele ano terminou empatado e valeu também para outra competição, a Primeira Liga, que definiria uma vaga na semifinal da competição. Ao fim do Campeonato Gaúcho, o time do Internacional conquistou o título pela quinta vez consecutiva e foi hexacampeão estadual.

2017 - Uma surpresa

» No ano passado, Grêmio e Internacional se enfrentaram apenas uma vez. O time colorado estava disputando a segunda divisão do Brasileirão, enquanto o Grêmio permaneceu na primeira. O empate de 2 x 2, com gols de Roberson e Brenner, pelo Inter, e de Bolaños e Fernandinho, pelo Grêmio, não teve grande significado diante do que ocorreria na final do Gauchão 2017. O Internacional, em crise, teve a sequência de cinco títulos seguidos quebrada pelo Novo Hamburgo, que se sagrou campeão na disputa de pênaltis, convertendo três cobranças, contra apenas uma do colorado.

2018 - Carregando…

» Com dois jogos até agora, o Grêmio segura invencibilidade de três anos. Desde 2015 o tricolor não perde o clássico e vem de atuações confortáveis contra o rival em 2018. O primeiro encontro foi 2 x 1, com dois gols de Luan, pelo tricolor, e um de Rodrigo Dourado pelo Inter. No segundo, válido pelas quartas de final do Gauchão, o tricolor venceu por 3 x 0. Éverton abriu o placar, Jael fez um golaço de falta, e Artur, recuperado da lesão que sofreu na final da Libertadores e vendido para o Barcelona, marcou o terceiro.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Fernando Brito