Futebol Nacional

FUTEBOL BRASILEIRO

Dá sorte? Veja retrospecto dos times que abriram treinos para as torcidas

Recorrente na prática, o Corinthians tem bom retrospecto depois de abrir suas atividades para a Fiel. Já o Fla não tem boas lembranças da última vez

postado em 17/04/2018 17:48 / atualizado em 18/04/2018 08:59

Gilvan de Souza/Flamengo - Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians - Agência Palmeiras - Vitor Silva/Botafogo
Nesta terça-feira (17/4), a torcida do Flamengo deu um show nas arquibancadas do estádio do Maracanã. Em clima de final de campeonato, cerca de 50 mil torcedores compareceram ao treino aberto realizado pelo rubro-negro antes da partida contra o Independiente Santa Fé pela Libertadores. A prática tem sido recorrente na atual temporada e torcedores de outras equipes protagonizaram belas festas antes de decisões ou de clássicos.

A realização de treinos abertos foi adotada pelos clubes brasileiros em diversas situações: briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, finais de estaduais e antes de clássicos são os momentos preferidos para buscar o apoio extra dos torcedores em busca de um resultado positivo.

O comparecimento de torcedores nas atividades dos jogadores também servem como motivação extra. Mas será que o apoio das torcidas trazem sorte para as equipes dentro dos gramados? O Correio levantou 13 treinos com público e mostra o que aconteceu nas partidas.

Para alguns, o histórico é positivo. O Corinthians, por exemplo, tem um retrospecto excelente contra o Palmeiras quando leva a torcida aos treinos antes dos clássicos. O Botafogo também se superou após o show da torcida em uma atividade. O São Paulo saiu de campo derrotado nas oportunidades recentes em que adotou a prática. O último jogo do Flamengo depois de um treinamento com público também não surtiu efeito para o rubro-negro.

Veja 13 momentos em que as torcidas apoiaram os clubes em treinos abertos:  

27/10/2007 - Torcida do Corinthians
A prática dos alvinegros de irem aos treinos é bem antiga e foi usada na luta contra o rebaixamento. Na época, o Corinthians abriu o treino no Parque São Jorge, na véspera do jogo contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, para cerca de 1.200 pessoas. O alvinegro até venceu o jogo por 2 x 1, mas não conseguiu evitar a queda meses depois.

13/02/2016 - Torcida do Flamengo
Na última vez em que havia adotado a prática, cerca de 300 flamenguistas foram até o estádio da Gávea para apoiar o rubro-negro antes de um jogo contra o Vasco, válido pelo Campeonato Carioca. Em campo, o Flamengo acabou sendo derrotado pelo cruz-maltino, por 1 x 0, no estádio de São Januário.

12/10/2016 - Torcida do Grêmio
Aproveitando o feriado, o Grêmio abriu a atividade durante o Dia Das Crianças para que a torcida tricolor pudesse apoiar o time. Na ocasião, aproximadamente 3 mil pessoas compareceram na Arena. O time entrou em campo no dia seguinte e venceu o Atlético-PR, por 1 x 0, em partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão.

12/11/2016 - Torcida do Internacional
Quando estava brigando contra o primeiro rebaixamento de sua história — o que se confirmou no fim do Brasileirão de 2016 —, o Inter realizou um treino aberto para a torcida. Em um sábado pela manhã, mais de 500 colorados compareceram ao Beira-Rio. O time entrou em campo cinco dias depois e decepcionou ao empatar por 1 x 1 com a Ponte Preta, pela 35º rodada do nacional.

21/02/2017 - Torcida do Corinthians
Durante o Campeonato Paulista do ano passado, a torcida do Corinthians se mobilizou para apoiar o time antes de um clássico contra o Palmeiras pela fase classificatória. Na ocasião, cerca de 1.000 torcedores foram até a Arena de Itaquera para assistir ao treino do time. Dentro de campo, o alvinegro venceu o alviverde por 1 x 0.

23/02/2018 - Torcida do Corinthians
O primeiro treino aberto do Corinthians na atual temporada foi realizado dias antes do clássico contra o Palmeiras, válido pela fase de classificação do Campeonato Paulista. Na ocasião, cerca de 12.000 pessoas compareceram ao estádio de Itaquera e incentivaram o Timão. O apoio surtiu efeito e os corintianos venceram os palmeirenses por 2 x 0.

25/03/2017 - Torcida do Internacional
O Internacional voltou a embarcar na onda e realizou um treino aberto ao público na véspera de uma partida do Campeonato Gaúcho do ano passado. Alguns colorados compareceram ao estádio Beira-Rio para apoiar o time. Porém, o número de presentes não foi divulgado. No dia seguinte, o colorado venceu o São José por 2 x 1.

26/08/2017  - Torcida do São Paulo
Durante a briga contra o rebaixamento na última temporada, o São Paulo recorreu a um treino aberto para atrair a torcida. Na ocasião, cerca de 18.000 torcedores estiveram no estádio do Morumbi para ver a atividade do time antes de um clássico contra o Palmeiras. No dia seguinte, o tricolor saiu derrotado pelo placar de 4 x 2.

09/09/2017 - Torcida do Santos
Os clássicos são os momentos preferidos para abrir as atividades aos torcedores. No Brasileiro do ano passado, o Santos usou a prática antes de um jogo contra o Corinthians. O alvinegro praiano tirou forças da torcida e venceu o rival por 2 x 0.

23/09/2017 - Torcida do Corinthians
Nove mil torcedores corintianos compareceram à Arena do clube paulista antes do jogo contra o São Paulo, válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. À época, o alvinegro liderava com folga o campeonato nacional. Dentro de campo, porém, as duas equipes ficaram no empate por 1 x 1.

04/11/2017 - Torcida do Corinthians
Antes da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Corinthians abriu o treino para a torcida no estádio de Itaquera antes de receber o Palmeiras. A prática foi, mais uma vez, favorável ao time alvinegro, que venceu o rival alviverde alguns dias depois do treino por 3 x 2.

07/03/2018 - Torcida do São Paulo
A torcida do São Paulo voltou a fazer festa em um treino aberto da equipe neste ano. Antes de um jogo contra o Palmeiras, cerca de 800 tricolores incentivaram a equipe, assistiram ao treino e exibiram faixas com a inscrição "é possível vencer". Porém, o pedido ficou apenas nas faixas e o time foi derrotado fora de casa pelo rival por 2 x 0.

06/04/2018 e 07/04/2018 - Final do Paulistão
Antes da final do Campeonato Paulista deste ano, Corinthians e Palmeiras abriram os treinos em suas respectivas arenas para que os torcedores pudessem comparecer. Na sexta-feira (6/4) antes da decisão, 37 mil corintianos foram apoiar o alvinegro. No dia seguinte, foi a vez de 31 mil palmeirenses empurrarem o alviverde.

Confirmando o bom retrospecto depois de receber o apoio da Fiel, o Corinthians venceu dentro do Allianz Parque e conquistou o bicampeonato paulista, deixando os palmeirenses com o vice-campeonato do estadual.

07/04/2018 - Torcida do Botafogo
O Botafogo também aproveitou a última atividade antes do jogo decisivo contra o Vasco pelo Campeonato Carioca e viu cerca de 3.000 alvinegros compareceram arquibancada Oeste do Nilton Santos. Dentro de campo, a equipe superou o cruzmaltino no tempo normal por 1 x 0 e levou a taça do estadual nos pênaltis.
 
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima