Futebol Nacional

COPA DO MUNDO

Veja quais jogadores de times brasileiros Tite deve dar atenção antes da última convocação

Cruzeiro, Grêmio e Corinthians são algumas das equipes que serão observadas pelo treinador da Seleção

postado em 20/04/2018 18:27 / atualizado em 20/04/2018 19:10

Juarez Rodrigues/EM /D.A Press/Rodrigo Caca/Corinthians/Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Reta final para a Copa do Mundo da Rússia e o técnico da Seleção Brasileira está a menos de um mês para a convocação definitiva, que será no dia 14 de maio. Com a agenda cheia desde o ínicio de abril, observando jogos nacionais e internacionais, Tite tem mais alguns compromissos e está de olho nos times brasileiros. 

Com o andamento do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, jogadores que ainda não foram chamados para representar o país estão se destacando em seus clubes e podem entrar no radar do treinador. Veja as datas e quais jogos de times brasileiros Tite e a comissão técnica vão assistir:

22 de abril

Jogos: Fluminense x Cruzeiro e Grêmio x Atlético Paranaense

No próximo domingo (22/4), Tite estará no Maracanã para assistir Fluminense x Cruzeiro pela segunda rodada do Brasileirão e Dudu Bressane, integrante da comissão técnica da Seleção, estará em Porto Alegre, para acompanhar Grêmio x Atlético PR. Nesses duelos, ambos os times têm jogadores interessantes.

O tricolor carioca conta com jovens promessas para chamar a atenção do técnico do Brasil. Além de Marcos Júnior, atacante que em 2018 já marcou 7 gols, mais do que fez ano passado, tem os garotos Richard (meia) e Pedro (atacante). Richard vem de boas atuações, é peça fundamental do time de Abel Braga, e Pedro, de 20 anos de idade, já tem 8 gols na sua conta.

Do outro lado, o campeão mineiro de 2018 tem alguns jogadores que Tite deve observar com atenção. Entre eles, o goleiro Fábio que, nos 16 jogos em que esteve em campo, tomou apenas cinco gols. Outro destaque do elenco da Raposa é Thiago Neves, que marcou cinco gols na campanha do título do Campeonato Mineiro.

No confronto de Porto Alegre, o tricolor gaúcho tem alguns nomes que já estiveram ao lado do treinador na Seleção e devem ser observador novamente. Como o goleiro, Marcelo Grohe, o zagueiro, Pedro Geromel, e os meias, Luan e Arthur. Grohe está com 16 jogos neste ano e tomou apenas sete gols. Luan já marcou seis gols na temporada e Arthur, jogador que já pertence ao Barcelona, mantém o alto nível, com bons passes, assistências e 3 gols em 2018.

Além destes jogadores, o atacante Everton também está chama atenção pelo futebol jogado. Ano passado, ele marcou 12 gols pelo tricolor e quatro neste começo de temporada.

Quem enfrenta o Grêmio é o Atlético Paranaense. O Furacão tem sido a grande surpresa no futebol brasileiro este ano. Eliminou o São Paulo da Copa do Brasil e começou o Campeonato Brasileiro com goleada em cima da Chapecoense. Os destaques do time são: Paulo André e Thiago Heleno, zagueiros, Thiago Carleto, lateral, Nikão e Pablo, atacantes. Vale ficar de olho no que esses jogadores estão fazendo em campo.

28 de abril

Jogo: Botafogo x Grêmio

O técnico da Seleção Brasileira vai ao Engenhão acompanhar Botafogo x Grêmio pelo Brasileirão. No time campeão carioca, tem o destaque do zagueiro general, Igor Rabello, de apenas 22 anos, que já anotou 3 gols este ano, além de ser titular absoluto na parte defensiva do time ao lado de Joel Carli. Além dele, nomes como Rodrigo Lindoso, Renatinho, Brenner e Kieza, também são importantes no time de Alberto Valentim.

29 de Abril

Jogo: Atlético Mineiro x Corinthians

Tite acompanha Atlético MG x Corinthians, também pelo Brasileirão, válido pela 3ª rodada. No Galo, o goleiro Victor já esteve em seis jogos da Seleção, mas não está em um bom momento no clube. Já foi vazado 18 vezes no ano, em 23 jogos. Além dele, o meia Elias, que foi bastante convocado no ano em que estava em alta no Corinthians, também está apagado no clube e tem três gols em 18 jogos.

O atacante Luan, que teve seu auge no Atlético em 2015, está voltando aos poucos a se destacar e em 2018 já marcou dois gols. Jogando ao lado dele está Ricardo Oliveira, que em seu primeiro ano no Galo já tem nove gols, em 20 jogos, e está perto de bater a marca que fez ano passado no Santos, de 12 gols na temporada.

Do outro lado, o atual campeão brasileiro tem um elenco rico, com Cássio e Fágner, praticamente já garantidos na lista definitiva de Tite. Outro destaque do time é Rodriguinho, que está voando desde a temporada passada e marcando presença nos times titulares de Fábio Carille. Em 2018, tem seis gols e ano passado marcou 11.

1º de maio

Jogo: Grêmio x Cerro Porteño

Tite volta a observar o Grêmio. Dessa vez, o jogo é válido pela quarta rodada da Libertadores contra o Cerro Porteño, do Paraguai.

2 de maio

Jogo: Corinthians x Independiente

Outro time que será observado mais de uma vez pela comissão técnica é o Corinthians. Em maio, os jogadores da equipe paulista medem forças em uma competição internacional. A comissão técnica da Seleção Brasileira estará na Arena para assistir o alvinegro enfrentar o Independiente, da Argentina, atual campeão da Copa Sul-Americana, também pela quarta rodada da Libertadores.

Datas passadas

O treinador da Seleção e sua comissão técnica está de olho nos jogos dos times brasileiros desde 8 de abril. Começou acompanhando Vasco x Botafogo, Cruzeiro x Atlético-MG e Palmeiras x Corinthians.

No dia 11 de abril, Cleber Xavier, auxiliar técnico, assistiu a Palmeiras x Boca Juniors. Fernando Lázaro e Matheus Bachi, também integrantes da comissão, estavam na estreia do Brasileirão para ver Cruzeiro x Grêmio, no último sábado (14/4). 

No jogo da última segunda (16/04), Tite e Edu Gaspar acompanharam Botafogo x Palmeiras e na última quinta (19/04), o treinador estava em São Paulo para ver o tricolor medir forças com o Atlético-PR.
 
*Estagiária sob a supervisão de Maria Eduarda Cardim (especial para o Correio)