Futebol Nacional

COPA DO MUNDO DA RÚSSIA

Entenda por que Rodriguinho pode ser a surpresa de Tite na Copa

Artilheiro do Brasileirão, o meia do Corinthians foi testado duas vezes em 2016 pelo técnico da Seleção Brasileira

postado em 23/04/2018 10:51

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Adenor Leonardo Bachi, o Tite, esteve neste domingo (23/4) no Maracanã analisando a vitória do Fluminense por 1 x 0 sobre o Cruzeiro, mas a atração deste início de Campeonato Brasileiro e possível surpresa na convocação final para a Copa da Rússia voltou a brilhar na matinê de Curitiba: Rodrigo Eduardo Costa Marinho — o Rodriguinho.

Artilheiro do Brasileirão, o meia fez dois gols na vitória sobre o Vasco na primeira rodada. Neste domingo, deixou uma bola na rede e deu assistência para Sidcley na goleada por 4 x 0 sobre o Paraná, no Estádio Durivall de Britto. Aos 30 anos, Rodriguinho é um dos responsáveis pelo aproveitamento de 100% do atual campeão Corinthians na largada da Série A. Autor de cinco dos últimos sete gols da trupe de Fabio Carille na temporada, o potiguar aproveita os refugos de Diego, Lucas Lima e Giuliano para ganhar força a 21 dias do anúncio da lista final.

Além de ter sido comandado por Tite no Corinthians, o potiguar de 30 anos foi testado ao menos duas vezes em 2016 pelo técnico da Seleção. Entrou contra a Colômbia no amistoso beneficente pelas vítimas da tragédia da Chapecoense e na goleada por 4 x 0 sobre a Austrália no meio do ano passado. Portanto, você pode até discordar da eventual convocação, mas a inclusão de Rodriguinho entre os 23, em 14 de maio, não seria um absurdo.

A amizade entre o discípulo Fabio Carille e o mestre Tite também jogam a favor de Rodriginho. O comandante do Corinthians é um dos cabos eleitorais do meia, do lateral-direito Fágner e do goleiro Cássio. "Eles estão fazendo por merecer. Sabemos que o Brasil tem muitos jogadores de qualidade, que está tudo aberto, como o Tite deixou claro. Só que eles três têm condições de fazer muito bonito com a Seleção", argumentou. 

Em junho do ano passado, Rodriguinho entrou no lugar de Giuliano no amistoso em que o Brasil goleou a Austrália por 4 x 0, em Melbourne. Favorito a pintar na lista, o jogador do Fenerbahçe ficou fora da convocação para os duelos contra a Rússia e a Alemanha no mês passado. Artilheiro da Liga Europa no ano passado, Giuliano só fez um gol em 2017/2018 pelo clube turco. Tite gosta muito do futebol de Diego, mas a temporada do camisa 10 do Flamengo é irregular. Mal no Santos, Lucas Lima está pior no Palmeiras. 

 

Em março, Rodriguinho ficou chateado por não ter sido lembrado por Tite. Frustrado é a palavra certa. "Quando se cria expectativa para uma coisa que não acontece, você fica triste e frustrado. Mas, algumas horas depois da convocação, a primeira coisa que fiz foi me motivar. Preciso trabalhar para estar na próxima lista. Tento levar por esse lado", comentou.

Na vitória deste domingo sobre o Paraná, no Durival de Britto, em Curitiba, Rodriguinho abriu o placar após um passe de Sidcley e retribuiu com uma assistência para o lateral-esquerdo. Clayson e Gabriel completaram o placar diante de uma torcida cheia de saudade. O Paraná não jogava em casa pela Série A há 10 anos. Veja outros jogadores de times brasileiros que o técnico do Brasil deve dar atenção antes da última convocação.

Início arrasador

Atual campeão brasileiro, o Corinthians tem um início de Brasileirão melhor do que o de 2017. Tem seis pontos nesta edição, ou seja, 100% de aproveitamento. No ano passado, o alvinegro paulista acumulava quatro — um empate com a Chapecoense e um triunfo sobre o Vitória.

Questionado se é possível igualar o primeiro turno do ano passado, quando o Corinthians foi campeão simbólico invicto, Fabio Carille desconversou. "É muito difícil (repetir), mas aconteceu uma vez. O que passo para meus jogadores e ao torcedor é que temos de estar embolados entre os primeiros até as últimas oito rodadas, para medir forças. Queremos estar perto, no bloco de cima, para depois medirmos forças com todos", projeta.