Futebol Nacional

FUTEBOL

Chega de saudade: veja quais campeonatos voltam com o fim da Copa do Mundo

Passada a Copa da Rússia, torcedores brasileiros voltam as atenções para os gramados do país e dos vizinhos de fronteiras

postado em 17/07/2018 12:12

Gilvan de Souza/Flamengo
Com o título da França, a Copa do Mundo da Rússia se despediu e deixou saudades. Para os que estão órfãos, a volta dos principais campeonatos nacionais e internacionais pode ajudar a curar a ressaca. Até o final do ano ainda ocorrerão as fases decisivas de Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana. Além das emoções das 26 rodadas restantes do Brasileirão.

No intervalo para a Copa, o futebol brasileiro se despediu de nomes como Keno, Balbuena, Otero, Vinícius Júnior e o artilheiro do Brasileirão, Roger Guedes. Mas regressa com os reforços de Bryan Ruíz, o costarriquenho que disputou as últimas duas Copas, do atacante Marinho, repatriado pelo Grêmio, e Gustavo Scarpa, que conseguiu na Justiça ficar livre do vínculo com o Fluminense e acertou retorno para o Palmeiras.

A Copa do Brasil voltou ontem, com dois jogos. Vasco, Bahia, Cruzeiro e Atlético-PR fecharam as oitavas de final. Os primeiros jogos da fase seguinte ocorrerão nos dias 1º e 2 de agosto.

Brasileirão 

O Campeonato Brasileiro retorna amanhã, com a 13ª rodada cheia de clássicos. O líder do campeonato, Flamengo, com 27 pontos, sofre com vários desfalques. Henrique Dourado e Cuéllar estão suspensos devido aos cartões recebidos na partida contra o Palmeiras. Vinícius Junior e Felipe Vizeu, vendidos, se apresentaram aos novos clubes, além de Jonas, negociado com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O adversário do rubro-negro será o São Paulo, na terceira posição, com 23 pontos.

O vice-líder Atlético-MG, que viu o artilheiro Roger Guedes ir para o futebol chinês, pegará o Grêmio, que se despediu do meia Arthur, negociado com o Barcelona. Os clássicos estaduais ficam por conta dos confrontos entre Vasco e Fluminense, Cruzeiro e América-MG, além de Santos e Palmeiras.

Libertadores 

A Copa Libertadores da América estará de volta nos dias 7 e 8 de agosto, quando entrará na fase de oitavas de final. Dos oito clubes brasileiros que começaram a competição, apenas a Chapecoense, que caiu na Pré-Libertadores, e o Vasco, que ficou em terceiro na chave, não avançaram no torneio. Os times que disputam a Copa do Brasil e também a competição continental jogarão as fases decisivas com diferença de uma semana.

O campeão da Libertadores disputará o Mundial de Clubes em dezembro e terá a chance de desafiar o poderoso Real Madrid, que faturou a Champions League.

Copa Sul-Americana

A Copa Sul-Americana ainda está na segunda fase, mas pode ser um caminho mais simples para um vaga na Libertadores, além de oferecer ao vencedor o direito de disputar a Recopa. Para os clubes brasileiros, o torneio estará de volta em 25 de julho, com o Vasco enfrentando a LDU, enquanto o Bahia encara o Atlético Cerro-URU. No dia seguinte, o Atlético-PR pega o também uruguaio Penarol. As demais equipes brasileiras só entram em campo em agosto.

Outros eventos

O restante do ano também movimentará outras modalidades esportivas. A Copa Pan-Americana de vôlei ocorrerá entre os dias 12 e 20 de agosto, na cidade de Veracruz, no México. O torneio é classificatório para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados em Lima, no Peru, em 2019. Os cinco primeiros colocados garantem a vaga.

Ainda em agosto, começam os principais campeonatos europeus de futebol, como a Premier League, o Espanhol, o Francês, além do Italiano, que nessa temporada contará com a presença de Cristiano Ronaldo, contratado pela Juventus.

A Superliga de vôlei masculina e feminina tem previsão de volta apenas para outubro. Assim como as ligas de basquete nacional (NBB) e a norte-americana (NBA).

Se mesmo com todos esses campeonatos, a abstinência de Copa continuar, só resta esperar por 2022. O próximo Mundial será realizado no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. A mudança ocorreu para fugir do verão do Oriente Médio, que alcança temperaturas de até 50ºC. Faltam exatamente 1588 dias para a Copa do Mundo no Catar.