Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Flamengo e São Paulo voltam com 'sangue nos olhos' em duelo da ponta da tabela

As duas equipes brigam por posição e são obrigadas a voltar em alta após paralisação

postado em 17/07/2018 14:54 / atualizado em 17/07/2018 18:23

AFP/Nelson Almeida e Gilvan de Souza/Flamengo
O Campeonato Brasileiro recomeça nesta quarta-feira (18/7) com clássico paulista (Santos x Palmeiras) e carioca (Vasco x Fluminense), além de outros grandes jogos. Mas um em especial deve pegar fogo. O líder, Flamengo, encontra o terceiro colocado, São Paulo, às 21h45, no Maracanã, em partida válida pela 13ª rodada. Ambos os times devem ter "novidades" no ataque.
  
A maior novidade da equipe rubro-negra é a possível entrada de Guerrero no time, já que o camisa nove foi liberado para jogar. O centroavante, que conseguiu a liberação para disputar a Copa do Mundo pela seleção peruana, tem a permissão do Tribunal Federal da Suíça para jogar pelo time carioca.
 
Já o tricolor paulista deve ter estreia no ataque. Joao Rojas, atacante equatoriano recém-contratado pelo São Paulo, deve estrear ao lado de Everton, Nenê e Diego Souza. Outro nome que se juntou ao elenco da equipe de Diego Aguirre foi o lateral Bruno Peres. 

Apesar dos ganhos, o São Paulo também sofreu perdas de peso. O volante, Petros, transferiu-se para o Al Nassr da Arábia Saudita, e o peruano, Cueva, agora é jogador do FK Krasnodar da Rússia. Já o Flamengo perdeu mais jogadores do que trouxe no mercado de transferências. Foram quatro perdas no total: o volante, Jonas, o meia, Ederson, e os atacantes Felipe Vizeu e Vinicius Junior, que já treina no Real Madrid ao lado de Bale, Benzema e companhia.

O elenco a disposição de Maurício Barbieri, agora efetivado como treinador do clube, tem o meia cria da base, Matheus Sávio, que voltou de empréstimo, e o recém-contratado e liberado para jogar, Fernando Uribe. Jogador tem 30 anos, é colombiano e atuava no Toluca do México. 

Ponta da tabela 

O primeiro encontro entre os clubes promete ser bem disputado. O Flamengo, com 27 pontos, busca ampliar a vantagem sobre os adversários. Caso vença, poderá abrir sete pontos de diferença do segundo colocado, o Atlético-MG, que soma 23 pontos e joga com o Grêmio na mesma data e hora. A oportunidade do São Paulo também é única. Com a mesma pontuação que o Galo, se conquistar três pontos, ficará a apenas um ponto do líder, com 26.

Para o jogo, Cuéllar está suspenso e Barbieri deve optar por colocar Rômulo em seu lugar, mas esta é a única baixa no time. Os titulares devem ser Diego Alves, Rodinei, Réver, Léo Duarte, Renê, Rômulo, Lucas Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro, Marlos Moreno e Guerrero (Uribe).

O provável time a ser escalado por Diego Aguirre é: Sidão, Éder Militão, Arboleda, Anderson Martins, Reinaldo, Jucilei, Hudson, Nenê, Rojas, Everton e Diego Souza. O zagueiro Rodrigo Caio e o meia Lucas Fernandes desfalcam o elenco. O histórico do confronto entre os dois times pesa mais para o lado tricolor. São 61 jogos, 24 vitórias da equipe paulista, 19 do Fla e 18 empates.
 
*Estagiária sob a supervisão de Maria Eduarda Cardim (Especial para o Correio)