Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Para evitar nova briga, Vasco x Corinthians terá forte esquema de segurança

Além dos policiais, Segurança Pública contará com a ajuda de 420 seguranças contratados; em 2013, duelo foi marcado por violência

postado em 27/07/2018 16:43

Ed Alves/CB/D.A Press.
Cinco anos após a confusão entre as torcidas de Vasco e Corinthians, no Campeonato Brasileiro de 2013, no Mané Garrincha, as autoridades da segurança pública de Brasília prometem forte esquema para evitar problemas nesse sentido. Os times se enfrentam no domingo (29), às 11h, pela 16ª rodada do torneio.

Responsáveis pelas cenas lamentáveis em 2013, as torcidas organizadas ganharão atenção especial dos órgãos responsáveis pela segurança pública do Distrito Federal. As facções uniformizadas chegarão ao estádio escoltadas por policiais militares e, após o término do jogo, somente poderão sair do estádio depois da dispersão do público. Elas entrarão por portões exclusivos e ficarão em arquibancadas diferentes do público em geral.

A organização da partida espera mais de 30 mil torcedores para o duelo. Os portões serão abertos duas horas antes de a bola rolar na arena. Além das entidades públicas atuando no Mané, a organização da partida ainda promete 420 seguranças particulares.

A Polícia Militar cué a responsável pela área externa da arena. Tropas especializadas em eventos para grandes públicos estarão presentes, tais quais Rotam, Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) e Regimento de Polícia Montada (RPMon). Três ambulâncias privadas também foram contratadas pela empresa organizadora para caso de emergências durante a partida. O Corpo de Bombeiros também estará de prontidão.
 
Na última vez em que se enfrentaram em Brasília, Vasco e Corinthians ficaram no empate em 1 x 1, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele ano, ao fim das 38 rodadas, o time carioca acabou rebaixado para a Série B. Os paulistas terminaram na 10ª colocação.

Trânsito sofre alterações

Meia hora antes do final da partida, a via que contorna o Mané Garrincha terá sentido único. Após a dispersão dos torcedores, o trânsito voltará ao normal nas redondezas do estádio.

No mesmo horário, a via N1, em frente ao estádio, será bloqueada momentaneamente para veículos. A medida ajudará na passagem dos pedestres que estarão deixando as dependências da arena.

A Polícia Militar será a responsável pela organização do trânsito, e pede que os torcedores estacionem em locais como o Parque da Cidade e no Ginásio Nilson Nelson, por exemplo. As estações de metrô Central, Feira, Arniqueiras, Praça do Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro e Furnas terão reforço no policiamento.