Futebol Nacional

BRASILEIRÃO

Sete dos últimos 10 campeões do primeiro turno venceram o Brasileirão

A última vez que o São Paulo, atual líder, levantou a taça do Campeonato Brasileiro foi em 2008

postado em 21/08/2018 12:30 / atualizado em 21/08/2018 13:53

Arquivo Pessoal, AFP e Gilvan de Souza/Flamengo
O fim da 19ª rodada do Brasileirão significa também o fim do primeiro turno do campeonato. O São Paulo é o campeão simbólico do turno, com 41 pontos, seguido pelo Internacional (38) e pelo Flamengo (37), respectivamente. Apesar do título ser simbólico, nas últimas dez edições da competição, apenas três campeões da primeira metade do campeonato não levantaram a taça no final da temporada. 

Na última edição, o Corinthians estava no lugar mais alto da tabela no final da primeira metade do campeonato, seguido por Grêmio e Santos. Ao final do Brasileirão, o Timão seguiu na liderança e a única mudança foi no segundo lugar, já que o Grêmio deu lugar ao Palmeiras. O Santos permaneceu em terceiro.

Em 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio, o Palmeiras foi campeão do primeiro turno, na frente do Atlético-MG e do Corinthians, respectivamente, e também foi o campeão brasileiro daquele ano. Santos e o Flamengo tomaram o lugar do Galo e do Timão e completaram os outros dois lugares mais altos da tabela.

Em 2015 e 2014, os três clubes que ocupavam as primeiras posições da tabelas ao fim do primeiro turno, foram os mesmos que estavam lá no término da competição. Em 2015, a ordem foi Corinthians, Atlético-MG e Grêmio, respectivamente. E em 2014, Cruzeiro ficou em primeiro, São Paulo foi o vice-campeão e Internacional, o terceiro colocado.

Quem também já foi campeão do primeiro turno e se manteve no primeiro lugar no fim da rodada do Brasileirão foi o Cruzeiro. Em 2013, o time da Raposa esteve no lugar mais alto da tabela na 19ª e 38ª rodada. A diferença é que no fim do primeiro turno o Botafogo era o vice-líder e o Grêmio era o terceiro colocado. No final, o Grêmio subiu uma posição e o terceiro lugar passou a ser do Atlético-PR. 

Em 2010, foi a vez do tricolor carioca conquistar um espaço na lista dos times que foram campeões do primeiro e do segundo turno do Brasileirão. Na metade do campeonato o top três era composto por Fluminense, Corinthians e Santos. No final, o time das laranjeiras levantou a taça com o Cruzeiro sendo vice-campeão e o Corinthians com terceiro colocado.

Trio atual repete trio de 2009

Em 2008, 2009 e 2012, o vencedor do Brasileirão não foi o mesmo que terminou o primeiro turno no topo da tabela. Há dez anos, o Grêmio, que contava com Jonas, Douglas Costa, Roger e Tcheco, era líder ao final do primeiro turno na frente de Cruzeiro e Palmeiras. No fim do campeonato, o São Paulo assumiu a liderança e o tricolor gaúcho acabou vice-campeão.

No ano de 2009, o Inter, atual vice-líder, ocupada o primeiro lugar no fim da 19ª rodada, seguido por Palmeiras e Goiás. Porém, no fim da 38ª rodada, o Flamengo, que havia terminado o primeiro turno na sétima posição, levantou a taça de campeão brasileiro. Coincidentemente, Internacional e São Paulo eram os clubes que estavam atrás do rubro-negro naquela ocasião, os mesmos que estão no topo da tabela atual e na ordem invertida — São Paulo em primeiro, Inter em segundo e Fla em terceiro —. 

Compare os líderes do primeiro turno e do campeonato nos últimos anos

*Estagiária sob a supervisão de Maria Eduarda Cardim (Especial para o Correio)