Futebol Nacional

FUTEBOL NACIONAL

A eterna comparação: calendário do futebol brasileiro x europeu

Veja o que especialistas e a CBF têm a dizer sobre o calendário nacional

postado em 31/08/2018 13:00 / atualizado em 31/08/2018 15:31

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA, Gilvan de Souza/Flamengo e AFP
Enquanto a temporada do futebol europeu começou há quase três semanas, o Campeonato Brasileiro já está no segundo turno. No entanto, a diferença entre os dois calendários — e o reflexo na conquistas de títulos — segue a mesma.  Um clube que dispute apenas o Brasileirão de 2018, como o Paraná, atual lanterna da tabela, tem no máximo oito dias de descanso entre um jogo e outro. Já nas ligas inglesa, espanhola e francesa, por exemplo, os clubes costumam ter sete dias de intervalo, sendo frequente haver até 14 dias entre um jogo e outro.

Nesses campeonatos europeus, quando ocorre de serem apenas três dias entre os compromissos, os times ganham um tempo maior até o próximo confronto para descansar e preparar-se. Já no Brasileirão, não é raro que esse intervalo varie de três a quatro dias, com jogos nos fins de semana e, ocasionalmente, no meio da semana. O especialista em fisiologia do exercício, Rudy José Nodari Júnior explica que o ideal para um atleta de futebol é passar 48 horas após o jogo em processo de recuperação e com uma dieta rica em carboidratos. 

 “Quando se joga futebol intensamente, com intervalos de dois, três dias de jogos, somados aos treinamentos, não é possível que os atletas demonstrem todas as qualidades e habilidades neuromotoras, técnicas, fundamentos e estratégia de jogo, porque estão sempre em constante stress e sem a recuperação necessária”, avalia Rudy José Nodari Júnior. O que explica, também, a alta qualidade do futebol europeu, já que lá os jogadores dispõem do dobro de tempo para se recuperar e treinar adequadamente em relação aos de clubes brasileiros. 

Em 2017, se os torcedores brasileiros lembram bem, muitos clubes destacaram-se entre os que mais jogaram no mundo, como o Flamengo, que somou 84 partidas no ano, seguido por Sport (80) e Grêmio (79). Os três clubes conquistaram, cada um, apenas um título. Já o clube que mais atuou na temporada europeia de 2016/17, o Manchester United, entrou em campo 68 vezes, seguido por Real Madrid (64) e Barcelona (63) — os três times levantaram ao menos três taças de campeão, cada.

CBF diz que calendário atende demanda dos clubes


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) explica que tal sobrecarga no calendário nacional tem relação com a realidade de cada país. “No Brasil, nós (a CBF) trabalhamos para atender ao pedido dos clubes, que não desejam deixar de disputar nenhuma competição. O número de competições e o bom desempenho dos times leva a um número maior de partidas disputadas.”
 
Acerca da diferença de títulos conquistados pelos clubes brasileiros (um título cada) e os europeus (pelo menos três cada), a entidade máxima do futebol no Brasil retruca que os calendários não têm influência alguma quanto ao triunfo das equipes: “Envolve equilíbrio técnico e diversos outros fatores. A condição financeira, que inclui câmbio e a situação econômica do país, é um fator que tem relevância absurdamente maior”.

Muitos torcedores brasileiros e amantes do esporte questionam a possibilidade do calendário europeu ser adaptado ao brasileiro. A CBF não descarta essa opção, mas também não garante que está nos planos atuais. “A entidade conversa com clubes, emissoras de TV e patrocinadores durante toda a temporada para preparar o calendário da próxima. Nenhuma hipótese deixa de ser debatida, mas a definição dos detalhes só será apontada na divulgação do calendário de 2019.”

Menos jogos, mais títulos: rendimento dos clubes em 2017


Entre os três clubes que mais jogaram no mundo no ano passado, o Flamengo jogou seis competições (Campeonato Carioca, Primeira Liga, Copa do Brasil, Brasileirão, Copa Sul-Americana e Libertadores) e levantou a taça apenas em um deles, no Carioca. O Sport, segundo time que mais jogou em 2017, com 80 partidas, disputou cinco torneio (Copa Sul-Americana, Brasileirão, Copa do Brasil, Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste) e também saiu campeão de somente uma, o Pernambucano.

O Grêmio, que totalizou 79 jogos em 2017, esteve em seis competições: Mundial de Clubes, Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Campeonato Gaúcho e a Primeira Liga. Assim como os outros dois clubes brasileiros, conquistou apenas uma taça, a Libertadores, que o levou a disputar o Mundial.

Na temporada europeia de 2016/17, os clubes que mais jogaram foram Manchester United (68), Real Madrid (64) e Barcelona (63). O time inglês participou de sete competições e levantou a taça em três delas: EFL Cup, Community Shield e a Europa League. O clube merengue também esteve em sete torneios e somou cinco troféus: Trofeu Santiago Bernabéu, La Liga, Liga dos Campeões, Supertaça UEFA e o Mundial. Enquanto o rival, Barça, disputou uma competição a menos e foi campeão de três: Copa del Rey, Supercopa e o Troféu Joan Gamper.


*Estagiária sob supervisão de Maíra Nunes