Futebol Nacional

Por que jogadores tiveram de empurrar a ambulância no Mané? Empresa se justifica

Após atendimento médico, no sábado, jogadores de Vasco e Flamengo precisaram empurrar o veículo. Prestadora de serviço diz que ação foi para preservar o gramado, mas administração do estádio contesta explicação

postado em 17/09/2018 13:19 / atualizado em 17/09/2018 18:55

Pedro Martins/AFP
A empresa responsável pela ambulância que precisou ser empurrada para deixar o campo após atendimento médico no gramado do Mané Garrincha, no último sábado (15/9), afirma que não houve nenhum problema mecânico com o veículo. A médica e diretora da Méd+Aid, Cinthya Telles, afirma que a cena se deveu à chuva que caiu antes do jogo e à preocupação em preservar o gramado. A Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, porém, contesta a explicação.

Ao Correio, Cynthia diz que, quando o veículo parou no gramado, acabou afundando um pouco, devido à chuva que tinha caído. Se o veículo arrancasse, acabaria danificando a grama, argumenta. "A utilização da ambulância em campo de jogo é feita apenas em último caso. Sempre nos pedem para não danificar o gramado. Eu estava ao lado do motorista quando ele informou que, se fizesse a ambulância funcionar, destruiria parte do gramado do estádio. Aí eu pedi para ele não fazer isso”, explica.

Segundo Cinthya, foi nesse momento que apareceu o zagueiro do Flamengo Rever perguntando se estava tudo certo. “Nós falamos para ele que era melhor empurrar.” Ainda segundo a diretora, a ambulância é nova, só é utilizada em eventos e tem apenas 40km rodados.
 
A assessoria da Secretaria de Esporte, responsável pela administração do Mané Garrincha, no entanto, contesta a versão da médica. Segundo a pasta, é fato que a orientação é que, primeiro, entrem em campo os maqueiros e os médicos, como ocorre em todos os estádios do mundo. Havendo necessidade, a âmbulância é acionada.
 
Porém, ressalta a assessoria, a orientação de que o gramado seja preservado nunca foi dada, nem pela administração do estádio nem pela empresa contratada para fazer a manutenção do gramado. A assessoria diz ainda estranhar a explicação de que a ambulância teria afundado na grama por causa da chuva, uma vez que, diz a assessoria, a drenagem do Mané Garrincha é uma das melhores do mundo. 

Nesse domingo (16/9), o governador do Distrito Federal e candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), fez questão de deixar claro que o serviço não foi prestado pelo GDF. “A ambulância que não funcionou no jogo Vasco x Flamengo é privada, de uma empresa contratada pela organização do jogo. Não tem nada com o Governo de Brasília. Recebi algumas mensagens sobre o assunto. Sempre é bom esclarecer”, escreveu em uma rede social.
 
 

Repercussão mundial

A imagem dos jogadores de Vasco e Flamengo empurrando a ambulância ganhou repercussão no Brasil e no mundo. Além do país inteiro, o vídeo circula nos principais jornais de países como Espanha, Estados Unidos e Inglaterra. 

O atendimento médico ocorreu por volta dos 27 minutos do segundo tempo de jogo após o volante do Vasco Bruno Silva se chocar com um companheiro de time. O atleta ficou desacordado, deixando jogadores e torcedores dos dois times aflitos. O atendimento, até a ambulância ser empurrada, levou cerca de 11 minutos.
 
Ao despertar ainda no gramado, o atleta reclamou de dores nas pernas. Por isso, com o auxílio de médicos de Flamengo e Vasco, os paramédicos enfaixaram a perna direita ali mesmo. "O atleta Bruno Silva sofreu uma concussão com perda da consciência, evoluindo com intensa cefaleia e dor na perna direita. Foram feitos diversos exames, entre eles tomografia computadorizada, e está descartada qualquer lesão", afirmou o médico do Vasco, Marcos Teixeira, no sábado.

Bruno recebeu alta nesse domingo e voltou para o Rio de Janeiro. Vasco e Flamengo empataram por 1 a 1.
 
*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende