Futebol Nacional

BRASILEIRÃO

Zagueiros já fizeram 51 gols nesta Série A

Beques foram decisivos em três jogos na 32ª rodada e são responsáveis por 8% das bolas na rede no campeonato. Léo Silva é o artilheiro da posição

postado em 06/11/2018 14:36 / atualizado em 07/11/2018 12:44

AFP / KARIM SAHIB; Cesar Greco/Ag. Palmeiras; Edu Andrade/Agência O Globo
A 32ª rodada do brasileirão foi positiva para Grêmio (5°), Palmeiras (1°) e Internacional (2°) muito por conta dos gols marcados por seus zagueiros. Além de segurarem as rédeas na parte defensiva, Pedro Geromel, Edu Dracena e Rodrigo Moledo, respectivamente, empurraram a bola para o fundo do barbante e conquistaram a vitória para seus clubes. Nesta edição do Brasileirão, são 51 gols marcados por jogadores da posição. Leonardo Silva é o artilheiro da edição, com quatro gols, e da história do Campeonato Brasileiro, com 32. 

A artilharia defensiva é responsável por cerca de 8% dos gols do Campeonato Nacional. Léo Silva marcou mais gols do que alguns jogadores encarregados de balançar as redes. Miguel Borja (Palmeiras) com dois gols, Hernán Barcos (Cruzeiro) com um e Jonathas (Corinthians) também com um, são "maus" exemplos. Empatados com o capitão do Galo estão Trellez (São Paulo), Jael (Grêmio) e Edigar Junio (Bahia), com quatro cada.

Além do zagueiro do Atlético, que é o maior goleador entre os beques, Dedé (Cruzeiro) e Igor Rabello (Botafogo) fizeram três gols cada. Dos 20 clubes que disputam a Série A, apenas dois não tiveram gols marcados por um zagueiro: o Paraná, que acabou sendo rebaixado nesta rodada com 18 pontos; e o Vasco, que flerta com a zona da degola há algum tempo. Os três primeiros colocados (Palmeiras, Internacional e Flamengo)marcaram quatro vezes por meio das investidas ofensivas de seus zagueiros.

Na era dos pontos corridos (2003 a 2018), o Brasilierão é marcado por zagueiros artilheiros. Os beques com maior número de gols são: Léo Silva (32), Réver (31) e Antônio Carlos (28). Leonardo Silva é o capitão do Galo há alguns anos e conquistou a América ao lado de Réver, atual capitão do Flamengo. Antônio Carlos está perto de pendurar as chuteiras aos 35 anos. O beque tem passagens por grandes times do Brasil, como Fluminense, Atlético-PR, São Paulo e Botafogo. Hoje, atua no Magallanes, do Chile. O time foi campeão quatro vezes do Campeonato Chileno. 
 
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Confira a lista de zagueiros artilheiros da história do Brasileirão: