Futebol Nacional

SUL-AMERICANO SUB-20

Desafio é ir ao Mundial da Polônia para tentar quebrar hegemonia europeia na categoria

Torneio começa hoje, no Chile, com um desafio: apontar quatro seleções capazes de encerrar a sequência de três títulos europeus na categoria

postado em 17/01/2019 15:55 / atualizado em 17/01/2019 17:43

Rener Pinheiro/MOWA PRESS
A América do Sul perdeu o respeito em todas as competições organizadas pela Fifa. Não ganha a Copa do Mundo desde 2002. Os últimos canecos ficaram com Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França (2018). Os germânicos são os atuais campeões da Copa das Confederações. O continente amarga fila no Mundial Sub-17 há 15 anos. O Brasil deu a volta olímpica em 2003. Houve sete edições do torneio depois daquela conquista: dois títulos do México, três da Nigéria, um da Suíça e um da Inglaterra. Os clubes do Velho Continente arremataram as últimas seis versões do Mundial de Clubes. Detalhe: em 2013, 2016 e 2018, os times deste lado do Oceano Atlântico sequer chegaram à final depois dos micos de Atlético-MG, Atlético Nacional e River Plate.

Para variar, o Mundial Sub-20 é outra casa de festas da Europa. França (2013), Sérvia (2015) e Inglaterra (2017) ergueram os útimos troféus. E agora, quem poderá nos defender neste ano, de 23 de maio a 15 de junho, na Polônia? A resposta começará a ser dada nesta quinta-feira (17/1), com o início do tradicional Sul-Americano Sub-20. A 29ª edição do torneio será disputada em Rancagua, Curicó e Talca, no Chile, até 10 de fevereiro.

As quatro melhores seleções ao fim do hexagonal final representarão a América do Sul no Mundial da Polônia. Isso não é garantia de que o Brasil será um deles. Em 2017, a geração de Lucas Paquetá, David Neres e Richarlison, liderada pelo técnico campeão olímpico Rogério Micale, encerrou a etapa decisiva na penúltima colocação.

A Seleção Brasileira deveria ser forte em 2019. Há dois anos, a turma de Vinicius Júnior e Paulinho faturou justamente no Chile o Sul-Americano Sub-17. Os principais astros daquela companhia estão fora do torneio Sub-20. Real Madrid e Bayer Leverkusen vetaram, respectivamente, as participações do atacante e do meia.

Homens de confiança

Do elenco campeão sub-17 no Chile sob a batuta de Carlos Amadeu, cinco estão na Seleção sub-20 o goleiro Gabriel Brazão, os defensores Vitão e Vitinho, o centroavante Lincoln e o meia Marcos Bahia — um dos estrangeiros do grupo. Ele atua no Estoril, de Portugal. Os outros são Vitinho, do Brugge, da Bélgica, e Marquinhos Cipriano, do Shaktar, da Ucrânia.

Para alívio do técnico Carlos Amadeu e do coordenador das seleções de base, o tetracampeão Branco, este Sul-Americano Sub-20 não servirá como seletiva para os Jogos de Tóquio-2020. A Conmebol reativou o Pré-Olímpico. O torneio sub-23 foi disputado pela última vez em 2004. No ano que vem, será na Colômbia. Amadeu arriscava ficar marcado como o treinador que impediu o Brasil — ouro no Rio-2016 —, de brigar pelo bi. Branco escapou temporariamente de um trauma. Há 15 anos, ele ocupava a mesma função e fracassou. Comandada pelo técnico Ricardo Gomes, a geração de Robinho e Diego não se classificou para Atenas-2004.

O Brasil estreia neste sábado contra a Colômbia. Olho em duas joias: o camisa 9 Lincoln, do Flamengo, e o número 10 Rodrygo, do Santos, vendido ao Real Madrid. Além de classificar quatro países para o Mundial Sub-20, a competição garantirá a presença de três seleções nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. 

Os candidatos ao título 

» Grupo A
Chile
Colômbia
Brasil
Venezuela
Bolívia
 
» Grupo B
Uruguai
Paraguai
Argentina
Equador
Peru 
 
Primeira rodada* 
- Quinta-feira (17/1) 
 Venezuela x Colômbia
 Chile x Bolívia
 
- Sexta-feira (18/1)
 Equador x Paraguai
 Uruguai x Peru
 
O Brasil folga na primeira rodada e estreia no sábado contra a Colômbia.
Regulamento: três seleções de cada grupo avançarão ao hexagonal final. Os quatro melhores se classificam para o Mundial Sub-20. 

A Seleção Brasileira 

1 – Gabriel Brazão (Cruzeiro)
2 – Emerson (Atlético-MG)
3 – Vitão (Palmeiras)
4 – Matheus Thuler (Flamengo)
5 – Luan (São Paulo)
6 – Carlos (Corinthians)
7 – Ramires (Bahia)
8 – Marcos Bahia (Estoril-POR)
9 – Lincoln (Flamengo)
10 – Rodrygo (Santos)
11 – Marquinhos Cipriano (Shakhtar Donetsk-UCR)
12 – Phelipe (Grêmio)
13 – Vitinho (Brugge-BEL)
14 – Walce (São Paulo)
15 – Lucas Ribeiro (Vitória)
16 – Luan Cândido (Palmeiras)
17 – Gabriel Furtado (Palmeiras)
18 – Gabriel Menino (Palmeiras)
19 – Papagaio (Palmeiras)
20 – Igor (São Paulo)
21 – Jonas Toró (São Paulo)
22 – Hugo Nogueira (Flamengo)
23 – Mateus Tetê (Grêmio)
Técnico: Carlos Amadeu