Futebol Nacional

CAMPEONATO BRASILEIRO

Dança das cadeiras dos treinadores movimenta o Campeonato Brasileiro

Fluminense, Fortaleza, São Paulo e Cruzeiro tiveram mudanças de comando nos últimos dois dias

postado em 27/09/2019 11:07 / atualizado em 27/09/2019 11:26

<i>(Foto: FramePhoto /IDE GOMES/FramePhoto/AGÊNCIA)</i>
A manhã desta sexta-feira, bem como a tarde e a noite de ontem (26/9), foi agitada para os clubes brasileiros. Fortaleza e Fluminense decidiram demitir os técnicos Zé Ricardo e Oswaldo de Oliveira, respectivamente. Ao todo, quatro técnicos deixaram seus clubes em dois dias.

A decisão pela saída de Oswaldo de Oliveira do tricolor carioca aconteceu nesta manhã após reunião entre dirigentes do clube. Aliado ao mau resultado do comandante — duas vitórias, três derrotas e três empates —, o que definiu a saída de Oswaldo do Fluminense foi o clima após o jogo de ontem, contra o Santos, no Maracanã. O técnico bateu boca com o meia Paulo Henrique Ganso e fez gestos obscenos para a torcida do Flu na saída para o vestiário. Oswaldo deixa o tricolor na 16ª colocação do Brasileiro, empatado em pontos com o Cruzeiro, primeiro time da zona de rebaixamento.

O Fortaleza demitiu Zé Ricardo após a goleada sofrida para o Athletico Paranaense ontem, na Arena da Baixada. Assim como Oswaldo, Zé Ricardo também comandou o time por sete jogos, com apenas uma vitória, quatro derrotas e dois empates. O Leão está há quatro jogos sem vencer e ocupa 15ª posição do Brasileirão. Rogério Ceni, que foi demitido do Cruzeiro ontem, é o favorito para assumir o clube.


Troca-troca


Ontem, Cuca, do São Paulo, e Rogério Ceni, do Cruzeiro, também deixaram seus cargos. O ex-treinador são paulino ficou cinco meses no comando, com aproveitamento de 47,4%. Em coletiva, justificou a saída explicando que seu estilo de jogo não encaixou com o do tricolor paulista.

No caso de Rogério Ceni, que ficou apenas oito jogos no comando celeste, o motivo da saída foi o desentendimento com o elenco. O início da crise foi quando Thiago Neves criticou, ao vivo, as escolhas de Rogério na escalação do Cruzeiro contra o Internacional, em partida válida pelas semifinais da Copa do Brasil. Depois do empate contra o Ceará, na última quarta-feira, Dedé discutiu com o treinador por não ter escalado o Thiago Neves. Sem apoio da diretoria, Rogério acabou demitido.

O técnico Fernando Diniz, demitido pelo Fluminense em agosto, foi o escolhido para assumir o São Paulo e já comanda o time diante do Flamengo neste sábado, às 19h. Com a chegada de Diniz, o coordenador técnico do São Paulo Vagner Mancini, que assumiria o clube interinamente, pediu desligamento do clube.

*Até o fechamento desta matéria, Fluminense, Cruzeiro e Fortaleza ainda não acertaram com novos treinadores.