Futebol Nacional

PANDEMIA

Campeonato Paulista retornará em 22 de julho e terá término antes do Brasileirão

O governador de São Paulo, João Dória, liberou, em entrevista coletiva, a retomada do Paulistão

postado em 08/07/2020 13:52 / atualizado em 08/07/2020 14:15

(Foto: Ivan Storti/Santos FC )
Ao lado de membros da Federação Paulista de Futebol (FPF), o govenador João Dória deu o aval para o retorno no campeonato no próximo dia 22/07. A data de reinício estava marcada para o início de agosto, mas a CBF agendou o início do Brasileirão para 9 de agosto, o que causaria um conflito de datas. Com a confimação, as finais do Paulistão devem acontecer um dia antes no início do campeonato nacional. 

''O Centro de Contingência da Covid-19 aprovou, em conjunto com a Federação Paulista de Futebol, com assistência médica da FPF, o novo protocolo da retomada do Campeonato Paulista. Os jogos deverão ocorrer obrigatoriamente em cidades que estejam na fase amarela do Plano São Paulo e em estádios sem a presença de torcida'', afirmou o governador em coletiva nesta terça. 

O torneio estadual foi interrompido em 16 de março e foi um dos campeonatos que mais teve cautela para pensar em um retorno. Os clubes já fazem treinos completos com bola e se preparam para um retorno em 14 dias. Um dos primeiro duelos será o clássico entre Corinthians e Palmeiras, que seguirá os protocolos feitos pela comissão. 

''O protocolo médico foi aceito de forma unânime. Estamos lidando com uma situação de baixo risco de contágio, pela excelente condição física e de saúde dos jogadores'', explicou o coordenador do Centro de Contingência de Covid, Paulo Menezes. A liberação feita pelo Governo do Estado de São Paulo veio um dia depois de a FPF fazer o pedido de reinício do torneio.

Vale lembrar que os clubes estão se preparando desde 15/6, quando começaram as testagem de atletas e a retomada gradual das atividades. Com pouco mais de um mês de 'pré-temporada', os times deve retornar com um nível técnico e físico bom aos gramados.  Os clubes seguem os seguintes passos desde o reinício das atividades: testagem, conscientização, retomada com trabalho individual, proteção individual e higiene.