Futebol Internacional

Mundial Sub-17

México desbanca Holanda e está na final

Bicampeões arrancam empate no tempo normal, triunfam nos pênaltis e mantêm a fama de carrascos da Laranja Mecânica

postado em 14/11/2019 19:35 / atualizado em 14/11/2019 19:57

(Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
O clima era de revanche na primeira semifinal do Mundial Sub-17 disputada no Estádio Bezerrão, no Gama, na tarde desta quinta-feira (14/11). México e Holanda se enfrentaram por uma vaga na final em 2005, em Lima, no Peru. Na ocasião, a equipe americana venceu por 4 x 0 e pegou o Brasil na final. Catorze anos depois, os mexicanos voltaram a ser carrascos dos holandeses. Desta vez nos pênaltis, após empate em 1 x 1. Classificado, o México pode reeditar a decisão em que levantou a taça sobre a seleção brasileira, que decide a outra vaga na decisão contra a França.

Apesar do ímpeto holandês na busca pelo que seria a primeira final da seleção Sub-17 no Mundial, foi o México, bicampeão do torneio e três vezes finalista, que levou a melhor. O domínio da seleção europeia na partida não foi páreo para a experiência mexicana, que após ser ameaçada diversas vezes durante a partida e sair atrás no placar, conseguiu dar a volta por cima, buscar o resultado e classificar-se para a quarta final de Copa do Mundo na categoria.

O grande personagem da partida, Efrain Alvarez, que começou a competição como titular, perdeu a vaga e é o artilheiro mexicano no Mundial, viveu momentos de alegria e frustração. Foi o responsável pelo gol do México, que empatou a partida, minutos depois de entrar em campo. Depois disso, nas penalidades, arriscou uma cavadinha, mas perdeu. Após a classificação, o atacante justificou a cobrança.

Disse que sempre bate dessa forma, mas que “não saiu da maneira que quis”. Ainda, se disse feliz pelo resultado e pela oportunidade de disputar uma final de Copa do Mundo. “Foi uma partida de muitas voltas, mas estou muito feliz. Quero dar sempre o máximo para minha equipe”, explicou. “Toda equipe está tranquila. Sabemos que temos grandes valores.”
Em 2005, quando também bateu os holandeses nas semifinais, o México foi à final para enfrentar o Brasil e se sagrou campeão pela primeira vez, por incríveis 3 x 0. Anos depois, no Brasil, o México pode repetir a façanha. A seleção mexicana espera o vencedor do confronto entre Brasil e França para a decisão, neste domingo (17), às 19h, também no Bezerrão.

Caso a equipe francesa vença, o torneio terá uma final inédita. E o Mundial Sub-17 pode reeditar a disputa de terceiro da Copa do Mundo de 2014, em que Brasil e Holanda se enfrentaram em Brasília, mas no Estádio Mané Garrincha. Do lado mexicano, o capitão Eugenio Pizzuto diz não ter preferência de adversário: "Seja Brasil ou França, estamos focados para ganhar essa taça".

O jogo


Em jogo equilibrado desde o início, a Holanda ficou mais tempo com a bola, mas viu o México chegar com perigo em jogadas de contra-ataque. O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0, com uma grande chance para cada lado e 64% de posse de bola para os europeus. Na segunda etapa, a soberania holandesa gerou um bombardeio ofensivo. Depois de tanto insistir, abriu o placar. Aos 29 min, em bela jogada de Youri Regeer na linha de fundo, o atacante Santiago Muñoz jogou contra a própria meta e inaugurou o marcador. 

O gol fez o México despertar e correr atrás do prejuízo, mas restava pouco tempo. Quando tudo parecia perdido, Efrain Alvarez — artilheiro da equipe no Mundial —, que acabara de entrar no jogo, sofreu falta na entrada da área, chamou a responsabilidade e cobrou com categoria para deixar tudo igual. Na comemoração do gol, o atacante fez o sinal de silêncio com as mãos. Minutos depois, quase virou vilão.

Pênaltis


Primeiro cobrador nas disputas de pênaltis, Alvarez bateu com cavadinha e viu o goleiro Raatsie segurar firme a cobrança. Logo depois, a Holanda saiu na frente com Maatsen. Quando o placar marcava 2 x 2, foi a vez de a equipe laranja desperdiçar. O capitão Taabouni bateu fraco no canto esquerdo e o goleiro García buscou. Os mexicanos viraram com Pizzuto. Depois Braaf perdeu pelo lado holandês e Gómez, pelo mexicano.

Nas cobranças alternadas, Guzmán converteu para o México e Regeer bateu no meio do gol. Novamente García pegou e saiu para o abraço. Festa mexicana, que busca o tricampeonato. Com a classificação, os mexicanos pularam sobre o goleiro García e comemoraram muito ainda no campo. O contraste foi a saída de campo dos holandeses, que passaram em prantos pela zona mista, sem querer falar com a imprensa, após deixarem o gramado.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

México 1 (4) x (3) 1 Holanda

Estádio Bezerrão (Gama)

Público presente: 1.122

MÉXICO

Garcia; Ruiz (Lara), Guzman, Gomez e Martinez; Pizzuto, Martinez, Gonzalez, El-Mesmari (J. Gomez); Luna (E.Alvarez) e Munoz.

Técnico: Marco Ruíz.

Gol: E. Alvarez.

HOLANDA

Raatsie; Steve, Melayro, Rensch, Anass; Regeer e Maatsen; Hansen, Taabouni e N. Unuvar; J. Braaf.

Técnico: Peter Van Der Veen.

Gol: Contra (Munoz).