Mais Esportes

CANOAGEM

Lago Paranoá sedia maratona de canoagem que vale vaga para Mundial

13 equipes de sete estados confirmaram presença no Campeonato Brasileiro

postado em 26/05/2017 06:00 / atualizado em 25/05/2017 17:52

Confederação Brasileira de Canoagem/Divulgação

Após sediar o Campeonato Sul-Americano de Remo, Brasília recebe, neste fim de semana, atletas da canoagem de diversos estados. Os canoístas vem à capital disputar o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona que vai movimentar o Lago Paranoá no sábado (27/5) e no domingo (28/5). Além do Distrito Federal, outros seis estados confirmaram presença na competição.

Pela terceira vez, o DF foi escolhido para ser a sede do campeonato que serve com seletiva para o mundial da modalidade. A delegação brasiliense é formada por 18 atletas e 6 paratletas. Divididos nas categorias cadete, júnior, sênior e master, eles competem individualmente e em dupla em provas de longa distância. A principal tem extensão de 30 km.

Gabriel Pereira, 24 anos, é um dos destaques no DF. Em 2016, ele conquistou terceiro lugar do brasileiro e por pouco não conseguiu a vaga no mundial. Este ano, somente os dois primeiros de cada categoria vão competir na África do Sul em setembro. O jovem espera fazer uma boa prova como nos últimos anos, mas sabe que vai ter concorrência. “A competitividade vai ser maior do que os outros anos por conta da divulgação”, explica.  


Segundo ele, o Paraná e São Paulo são os estados mais fortes. Gabriel é praticante de canoagem desde os 19 anos quando conheceu a modalidade na faculdade. Hoje, treina quatro vezes na semana e acha que o lago poderia ser mais utilizado pelos brasilienses. “Temos um espaço privilegiado e infelizmente as pessoas não têm consciência que podem usar também para o esporte”, analisa.

Boa infraestrutura

Em Brasília, 150 atletas estão filiados a Federação Brasiliense de Canoagem. De acordo com o presidente da entidade, Rubens Pompeu, a cidade foi escolhida para sediar o campeonato graças ao potencial e boa infraestrutura do Lago Paranoá. “O lago é bom para receber provas de canoagem maratona e velocidade”, indica.

Ambas as modalidades são praticadas nas mesmas canoas e caiaques. Apesar da canoagem maratona não participar dos Jogos Olímpicos, ela utiliza as embarcações olímpicas, c1, c2, k1, k2, utilizadas também na canoagem velocidade que faz parte do programa olímpico. A modalidade ficou conhecida nos Jogos do Rio-2016 pelas três medalhas inéditas conquistadas por Isaquias Queiroz.

Confederação Brasileira de Canoagem/Divulgação

Programe-se

Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona
Data:
27 e 28 de maio
Horário: a partir de 9h
Local: Centro de Convenções Israel Pinheiro - SHDB, QL 32, conjunto 1, bloco A
Entrada gratuita