Mais Esportes

ESPORTE DE AVENTURA

Com circuito de 136km, Brasília ganha maior trilha de mountain bike do Brasil

Nova opção inaugurada no Parque Nacional se conecta com outras duas trilhas. Percurso é gratuito

postado em 05/12/2017 11:00 / atualizado em 05/12/2017 11:26

Paulo de Araújo/MMA
Quem gosta de mountain bike e de fazer trilhas pode comemorar a inauguração de mais uma trilha em Brasília. Agora, os praticantes da modalidade podem se aventurar na Trilha União, aberta neste domingo (3/12), no Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral. O percurso de 45km é gratuito e aberto ao público 24 horas por dia. O acesso ao local se dá no início da rodovia DF-001, no Lago Oeste, área rural de Brasília.
 
Além de um novo percurso, os brasilienses ganharam o maior circuito para mountain bike do Brasil, pois o novo caminho se conecta com outras duas trilhas já existentes. Ao se unir com o circuito de trilhas da Floresta Nacional (Flona) de Brasília (44km) e da Serrinha do Paranoá (47km), o trajeto totaliza 136km contínuos e sinalizados.
 
A chefe do Parque Nacional de Brasília, Juliana Alves, acredita que os benefícios são tanto para os usuários quanto para o parque. “Além de estar praticando um esporte, os ciclistas vão, de certa forma, vigiar o local e inibir ações de depredação”, afirma. Durante o processo de criação da trilha, voluntários do parque retiraram cerca de 800 toneladas de lixo do percurso. 
 
Além disso, Juliana acredita que a nova trilha é um convite para a população conhecer o Parque Nacional. “O local é muito mais do que as piscinas naturais pelo qual é conhecido. A sociedade brasiliense tem um parque nacional e deve saber disso”, comenta. Ela elenca o tamanho e o fácil acesso como pontos diferenciais da nova trilha.
 
A ideia de implantação do local surgiu da necessidade em adotar medidas de proteção à fauna ao longo da rodovia. Os responsáveis pela trilha são o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF).