Mais Esportes

OLIMPÍADAS DE INVERNO

Russa que fez campanha contra doping é flagrada por uso de substância proibida

Nadezhda Sergeeva é a piloto da equipe de bobsled da Rússia

postado em 23/02/2018 16:53 / atualizado em 23/02/2018 17:00

Reprodução/Instagram
No começo dos Jogos Olímpicos de Inverno, a empresa que fornece os uniformes para a delegação russa fez um vídeo publicitário para defender o esporte limpo, depois dos escândalos envolvendo atletas russos. Porém, a piloto de bobsled Nadezhda Sergeeva, que aparece nas imagens vestindo uma camisa com a mensagem "não me dopo", foi flagrada pelo uso de uma substância proibida.

Nadezhda Sergeeva foi a piloto da equipe russa de bobsled que terminou na 12ª posição em Pyeongchang. O vídeo em questão foi publicado no dia 15 de fevereiro, seis dias após o começo das disputas.

É a segunda vez que ela cai no exame antidoping. Em março de 2016, a atleta foi inocentada após ser flagrada pelo uso de melodinia, substância presente em remédios contra problemas cardíacos. Desta vez, o problema foi o uso de trimetazdina, presente em medicações usadas para aliviar dores no peito.
 
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o presidente da Federação Russa de Bobsled, Alexander Zubkov, disse que a atleta nega o uso de qualquer substância. "Ela confirma que ela não tomou nenhuma medicação e a equipe confirma que não recebeu nenhuma medicação".

Como a Rússia está banida dos Jogos Olímpicos por conta dos escândalos de doping, os atletas russos competem por uma bandeira neutra em PeyongChang. No início desta semana, Alexander Krushelnitsky, do curling, foi flagrado no exame e perdeu a medalha de bronze que havia conquistado.