Mais Esportes

Presidente do COI encerra os Jogos de Pyeongchang, "Jogos de novos horizontes"

Olimpíada batizada como "os Jogos da Paz", que começaram em 9 de fevereiro, foram o cenário de uma aproximação espetacular entre Coreia do Norte e Coreia do Sul

postado em 25/02/2018 10:49

AFP / POOL / Florian CHOBLET

 
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, encerrou oficialmente neste domingo os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, que chamou de "Jogos de novos horizontes".

"A tecnologia digital permitiu a um maior número de países assistir os esportes de inverno de múltiplos modos (...). Como consequência, posso afirmar sinceramente: os Jogos Olímpicos de Pyeongchang-2018 são os Jogos de novos horizontes", disse Bach antes de declarar "encerrados" os Jogos, como é tradição.

Os Jogos de Pyeongchang-2018, batizados como "os Jogos da Paz", que começaram em 9 de fevereiro, foram o cenário de uma aproximação espetacular entre Coreia do Norte e Coreia do Sul, que oficialmente estão em guerra desde 1953.

Na área reservada às autoridades durante a cerimônia de encerramento, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in apertou a mão do general norte-coreano Kim Yong Chol, considerado um "criminoso de guerra" pela oposição sul-coreana.

Uma fileira à frente, Ivanka Trump, filha mais velha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou o presidente do COI.

Com mais de 2.900 atletas, 102 títulos olímpicos foram disputados em 16 dias de competição. A próxima Olimpíada de Inverno será disputada em Pequim em 2022.