Mais Esportes

TECNOLOGIA

Jogadores de liga de futebol americano serão controlados por torcedores

Fãs decidirão as jogadas por meio de votação em plataforma online

postado em 17/04/2018 17:51 / atualizado em 17/04/2018 18:05

Divulgação
Em tempos de discussão sobre o uso da tecnologia no futebol e o crescimento dos chamados e-Sports, onde atletas se enfrentam em duelos em videogames, uma liga promete revolucionar de vez a utilização da ciência no esporte. A ideia da organização responsável pelo projeto é que os torcedores decidam as jogadas de uma partida de futebol americano em tempo real, por meio de uma plataforma online.

A Liga de Futebol Americano Controlada por Fãs (Fan Controlled Football League ou FCFL, em inglês) é a responsável pela novidade, que deve começar a funcionar em 2019. Os fãs poderão utilizar a plataforma Twitch, especializada em transmissão de jogos de videogames, para decidir os rumos da partida.

Para Danyel Braga, diretor de negócios da Chime Sports Marketing (CSM), empresa de marketing esportivo, o produto atende a uma nova demanda do mercado. "Os fãs querem impactar diretamente sobre o que acontece no jogo. É difícil a nova geração se concentrar num evento esportivo durante muito tempo sem participar efetivamente dele. Acho que a iniciativa atende a um novo padrão de consumo da sociedade", diz.
 
O resultado da opinião dos torcedores será transmitido para o quarterback (jogador que distribui as jogadas em um time de futebol americano, posição de Tom Brady, por exemplo) e executado em campo. Além de definir as jogadas das equipes, o FCFL também colocará os fãs na função de dirigentes dos times pela primeira vez na história dos esportes.
 
Por isso, também caberá a eles a escolha do nome, símbolo, técnico e atletas que farão parte dos elencos das oito equipes que disputarão a liga. “A FCFL é o primeiro game que vai para a vida real, além de ser uma liga de esportes digitalmente nativa, com interação dos fãs com jogadores, treinadores e outros torcedores", comenta Sohrob Farudi, sócio-fundador da FCFL.

De acordo com André Feher, advogado da Associação Brasileira de Clubes de eSports, a iniciativa é muito mais voltada para o desenvolvimento dos jogos interativos do que propriamente algo que possa "atrapalhar" o esporte tradicional. Além disso, ele acredita que a moda pode pegar em outras modalidades. "Já pensou se o torcedor escolhesse quem bateria um pênalti? O fã escolhe o lado que a bola será chutada, tudo. É uma oportunidade muito legal", defende.

As oito equipes participantes da liga jogarão no mesmo estúdio, com partidas com uma hora de duração. A FCFL contará com times compostos por sete jogadores em um campo de 50 jardas, pouco menos de 46 metros. A premiação total, de US$ 1 milhão será dividida entre jogadores, treinadores e torcedores do campeonato.