Mais Esportes

MARATONA AQUÁTICA

Lago Paranoá recebe Circuito Rei e Rainha do Mar pela primeira vez

Será a primeira vez que a competição vai ocorrer em água doce. Provas de corrida, SUP e canoa havaiana também fazem parte da programação

postado em 18/05/2018 08:00 / atualizado em 18/05/2018 12:51

Antonio Cunha/CB/D.A Press
Criado com o objetivo de aumentar a umidade da região, o Lago Paranoá se tornou ponto de encontro dos esportistas da cidade. Com o calendário cheio de competições ao longo do ano, a atração turística da capital recebe em 27 de maio o Circuito Rei e Rainha do Mar. Disputado desde 2011 em cidades litorâneas, o tradicional torneio de maratona aquática será realizado pela primeira vez em águas doces.
 
Um dos frequentadores do Lago Paranoá que comemora a vinda do circuito para Brasília é Julio Abadia, que, aos 77 anos, é o participante mais velho inscrito na prova até o momento. No dia da competição, Julio completa mais um ano de vida e garante que a participação no torneio é um presente para ele.

“Competir no dia do meu aniversário é o meu maior prêmio. Agradeço por ter saúde para fazer o que eu mais gosto e estar na água no dia do meu aniversário”

O médico aposentado vai competir na categoria Lake Biathlon, na qual o percurso inclui 1km de natação e 2,5km de corrida. O triatleta amador garante que está preparado para o desafio. “Há 50 anos eu comecei a fazer travessias no mar do Rio de Janeiro e a correr maratonas”, relembra. Nascido em Pirenópolis (GO), ele morou parte da vida em Brasília e no Rio de Janeiro. Desde 1994, a capital do país virou residência fixa.
 
O esporte sempre esteve presente na vida de Julio, mas não era algo regular por conta dos trabalhos e estudos. “O esporte representa saúde e vida com qualidade. Eu tenho esse mesmo porte físico há 50 anos”, conta. Hoje, Júlio treina seis vezes na semana. “O triatlo exige muito tempo para treinar as três modalidades. Antes, não tinha a mesma disponibilidade. Então, o foco era a natação e a corrida”, explica. 
Arquivo Pessoal

Em 2010, Julio se aposentou, comprou uma bicicleta e começou a praticar o triatlo. Desde então, a modalidade rendeu algumas medalhas, mas ele garante que o objetivo é completar as provas sem incidentes. Para ele, o destaque são as viagens que faz para competir. Inglaterra, Estados Unidos, Holanda e México são alguns dos países que visitou por conta do esporte. “Eu acabo usando o esporte para fazer turismo. Vou com a minha esposa e, depois das provas, passeamos”, diz. 

Inspiração

Apesar de ninguém da família ter seguido os passos de Julio, ele influenciou o coordenador da academia onde treina. Thiago dos Reis Froes, 34 anos, atua na unidade do Lago Norte da Academia Nad’arte e conhece Julio desde quando começou a trabalhar no local. “Eu entrei como estagiário, trabalho na academia há 15 anos e, quando eu cheguei, ele já treinava”, conta.

Thiago é prova de que o triatleta de 77 anos inspira os colegas. “Vou fazer meu primeiro triatlo este mês por conta dele”, conta o profissional de educação física, que vai participar da tradicional prova de triatlo do Sesc no próximo domingo. No fim do mês, Thiago também vai participar da mesma competição que Julio no Circuito Rei e Rainha do Mar.
 
 

SUP e canoa havaiana 

Além da tradicional competição de maratona aquática, outras modalidades integram o circuito. É o caso da corrida de stand up paddle (SUP), incluída na competição desde 2012. O comerciante Leonardo Rezende, 29 anos, ficou surpreso quando soube que o torneio aconteceria em Brasília. “Eu participo de alguns campeonatos há três anos e já conhecia essa prova. Fiquei animado quando vi que seria aqui”. afirma.

Leonardo se inscreveu para participar da prova de 8km. Na competição de SUP, o atleta pode se inscrever para remar 4km ou 8km. “Acho que serão poucos atletas, já que o esporte ainda está em crescimento, mas é uma oportunidade para divulgar a modalidade e incentivar”, acredita Leonardo, que disputa provas de SUP desde 2014.

A canoa havaiana é outra modalidade que completará o circuito. A prova é a grande novidade da etapa na capital, já que o esporte estreia na competição neste ano. Serão dois percursos destinados a canoas de seis tripulantes: 6km para estreantes e 12km para a elite.

Desafio final 

O Desafio Rei e Rainha do Mar é realizado na quinta e última etapa do circuito e reúne os nadadores profissionais da elite do país. Em 2017, a prova foi disputada por quartetos mistos que defenderam os respectivos países. O Brasil venceu com equipe formada por Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Fernando Ponte. O percurso era composto por oito voltas no total, tendo cada uma 350m de natação e 50m de corrida na areia. Neste ano, o desafio ocorrerá no Rio de Janeiro, em 16 de dezembro. 

Programe-se  

Segunda etapa do Circuito Petrobras Rei e Rainha do Mar 

Quando: 27 de maio

Onde: Pontão do Lago Sul

Horário: das 7h às 13h

Inscrições: podem ser feitas até 22 de maio por este site