Mais Esportes

ATLETISMO

Caio Bonfim diz estar aliviado por provar que não teve intenção em doping

Atleta brasiliense se pronunciou pela primeira vez sobre suspensão de seis meses por uso de diurético

postado em 21/07/2018 13:27 / atualizado em 21/07/2018 14:43

Saulo Cruz/Exemplus/COB

Na primeira vez que o atleta da marcha atlética Caio Bonfim se pronunciou sobre o envolvimento com doping, ele declarou estar aliviado por ter conseguido provar que não teve intenção de ingerir qualquer substância proibida. Em nota oficial publicada nas redes sociais neste sábado (21/7), o atleta suspenso por seis meses ressalta que, da lista de 103 atletas que sofreram sanções por doping, apenas o brasiliense não pegou suspensões longas como de dois, quatro ou oito anos.  

Bronze no Mundial de Atletismo de Londres-2017 e quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, Caio testou positivo para o uso de bumetanide, um diurético, em exame divulgado pela Athletics Integrity Unit (AIU), um órgão independente da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (IAAF). Segundo o atleta, porém, ele foi vítima de contaminação de suplemento alimentar. 

Em nota, Caio explica que os resultados normais nos 12 exames de dopagem de urina e nos três passaportes biológicos feitos entre fevereiro de 2016 e maio de 2017 ajudaram a defesa a afastar a possibilidade de uso de diurético para mascarar outras substâncias. Ele diz ainda que a quantidade do diurético introduzida involuntariamente por seu organismo causaram inclusive danos à sua saúde, levando-o a desmaiar no Pan-Americano do Peru, no ano passado, quando foi levado à emergência hospitalar. 

Embora o flagrante de Caio Bonfim por doping só tenha vindo a público nesta semana, a punição do atleta está valendo desde 1º de março. Em maio deste ano, o brasiliense inclusive não participou da Copa do Mundo de Marcha Atlética na China, mas justificou a ausência por dores no pé. Como a pena imposta é de seis meses, o gancho vai até 31 de agosto.


Leia n íntegra a nota publicada pelo atleta:

Instagram/Reprodução