Mais Esportes

TRIATLO

Brasília recebe a 10° edição do Desafio das Estrelas

Evento acontecerá neste sábado, 11 de agosto, com muitas novidades, competições, show musicais, projetos sociais, feiras e muito mais

postado em 08/08/2018 17:30 / atualizado em 09/08/2018 13:10

Divulgação
O público brasiliense tem a chance de assistir a um evento de ponta nas ruas e no Lago Paranoá. O Desafio das Estrelas de triatlo chega à 10ª edição, com a presença de atletas profissionais, amadores e até crianças. O palco será no Centro de Convenções Israel Pinheiro, ao lado da Ermida Dom Bosco no Lago Sul, no sábado (11). Os torcedores e amantes de provas desse tipo podem assistir à competição a partir de 7h no sábado. Com um diferencial: o Desafio da Coroa.
 
A corrida é uma espécie de triatlo cross, com a corrida em trilhas (trail run), mountain bike  e natação em águas abertas. A prova pode ser feita individualmente ou em revezamento: cada atleta compete em uma das modalidades, sendo que é necessário ao menos uma pessoa de cada sexo.

Marconi Ribeiro, único brasileiro campeão mundial de triatlo cross country, participará do Desafio. Segundo ele, é preciso uma preparação específica para uma corrida como o Desafio da Coroa. "Eu treino bike seis vezes por semana; corrida, duas; e natação, cinco vezes. Procuro sempre manter o foco no treinamento, na alimentação e no descanso", explica.

O primeiro desafio é a prova de natação em águas abertas no Lago Paranoá, em um percurso de 1.500 metros, com largada às 8h30. Depois, os atletas vão para a bicicleta, em 24km de moutain bike, a partir de 14h30. Finalizando o Desafio da Coroa, a corrida na trilha de 12km, com início às 16h30. O resultado se dá pela soma dos tempos nas três modalidades. O atleta com menor tempo será o campeão.

Marconi já foi terceiro colocado no Desafio da Coroa e lamenta não ter conquistado o troféu. "Eu já estou competindo há 27 anos, esse treinamento está inserido no meu dia a dia. Corrida, eu sempre gostei, e a bike é minha especialidade. Mas a natação é o que mais pega para mim. Quando terminei em terceiro, fui primeiro na bike e na corrida. Perdi na diferença da natação".
 
O evento contará com um encerramento especial no sábado: um luau, às 20h, comemorando o aniversário do Desafio das Estrelas, com DJ e o bloco Eduardo e Mônica. 
 

Outras competições

O Desafio da Coroa não é o único evento. Uma série de atividades ao ar livre ocorrem — inscrições terminam nessa sexta —, como corrida de rua,  maratona de canoagem, canoa havaiana e a SupRace (campeonato de sup).  O Desafio das Estrelinhas é uma prova feita para as crianças, de 3 a 15 anos de idade, se divertirem. Para todas as provas, as inscrições estão abertas até esta sexta-feira (10/8), no local do evento.
Além de esportes, o evento traz um parque com esportes outdoor, o Adventure Park, com mergulho, slackline, ioga, sup, caiaque, parkour, muro de escalada e funfitness, a partir das 9h. E o melhor: tudo de graça.
 
SERVIÇO


* Estagiário sob supervisão de Leonardo Meireles