Mais Esportes

JOGOS MILITARES

A maior competição esportiva militar do país desembarca em Brasília

Mais de 700 atletas, entre homens e mulheres, estão em Brasília para seis dias de competição; torneio ocorre em vários locais da capital federal

postado em 16/10/2018 17:50 / atualizado em 16/10/2018 18:06

Reprodução/JDE
O Exército Brasileiro promove a cada dois anos os Jogos Desportivos do Exército. Uma espécie de ‘Olimpíada’ militar nacional. Os Jogos começaram nesta segunda (15/10) e vão até o próximo sábado (20/10), com vários locais de provas espalhados por toda a cidade. São, ao todo, oito modalidades nas categorias masculina e feminina. Além dos mais de 700 atletas, outras 500 pessoas integram a organização, com arbitragem, equipe de apoio e comissão técnica. 

Dentre as oito competições, o hipismo é a única que estreia nos Jogos Desportivos do Exército em 2018. Há também as disputas de atletismo, judô, pentatlo militar, tênis, tiro esportivo e vôlei. Completa os duelos do campeonato a modalidade batizada de "orientação", esporte praticado na natureza em que o atleta passa por pontos de controle marcados no terreno, com o auxílio de um mapa e de uma bússola, no menor tempo possível.
 
"Nós queremos uma boa experiência para os militares de todo o Brasil. E que eles, além da interação, consigam mostrar seu valor nas quadras e campos de competição", almeja o coronel Alexandre Lincoln, vice-presidente da Comissão de Desportos do Exército.
 
As competições ocorrem no Ginásio Vera Cruz do CMP, no Estande de Tiro Gen Darcy Lázaro, no Estádio Olímpico de Atletismo do Comando Militar do Planalto (CMP), no 1º Regimento de Cavalaria de Guarda (1º RCG),  no 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe) e no Clube do Exército (sedes Lago e SMU).
 

Reprodução/JDE
Ouro da casa 


Um dos atletas de ponta que disputa o campeonato é o Soldado Matheus Américo, 21 anos. O brasiliense compete na prova de 800 metros rasos do atletismo pelo Comando Militar do Planalto (CMP). "Quando entrei no Exército pensei que fosse só treinar, mas tive que focar na carreira militar primeiro. Logo no primeiro ano, consegui me destacar nos Jogos Militares. Depois, eu só fui aperfeiçoando até chegar nas minhas conquistas’’, contou o soldado.
 
Américo é multicampeão nacional e leva também conquistas internacionais na bagagem. Só em 2018, Américo foi campeão Pan-americano nos 800m, campeão do Troféu Brasil também nos 800m e conquistou o Sul-americano, no Equador, na mesma prova. Os atletas militares são muito bem cotados pelas confederações em Olimpíadas. Na última, disputado no Rio de Janeiro em 2016, eram 145 militares dentre os 456 atletas brasileiros que representaram o país.

 


Serviço

Jogos Desportivos do Exército 2018

Data: 15 a 20 de outubro de 2018 (segunda a sábado);
Cerimônia de encerramento: 20 de outubro (sábado), às 10:30 h, no 1º Regimento de Cavalaria de Guarda (1º RCG), Brasília (DF);
Ingressos: o evento é aberto ao público e a entrada é franca;
Para acompanhar os resultados: acesse o site da Comissão de Desportos do Exército aqui; ou dos Jogos Desportivos do Exército, aqui


*Estagiário sob supervisão de Maíra Nunes