Mais Esportes

QUARENTENA

Atlética de Eng. Civil da UnB promove ação social com lives e torneios de esports

O projeto `Tijolin por Tijolin` é dividido em quatro frentes que trabalham para arrecadar fundos para doação

postado em 25/06/2020 18:30 / atualizado em 25/06/2020 18:48

(Foto: divulgação / tijolada)
As lives são os eventos mais assistidos durante o período de isolamento social. A Atlética Tijolada, do curso de Engenharia Civil da UnB, viu nas transmissões ao vivo uma oportunidade de divulgar conteúdos para ajudar quem mais precisa. Além de poder doar via QR code, quem quiser ajudar pode fazer transferência bancária e pedir uma `tele-busca` de doações em casa feita por 10 alunos espalhados por todo o DF.

O "Tijolin por Tijolin" é dividido em quatro propostas dentro do grande projeto:
- Ação social: Olhar pro lado (todas as outras frentes concentram para resultar nesta) 
- Diversão e integração: com campeonatos virtuais de esports 
- Conteúdo profissional: Mais que já Civil (lives de conteúdo acadêmico com professores e profissionais da área)
- Semana de saúde mental

``Estávamos pensando em algo para a quarentena e já queríamos fazer uma ação social. Tive a ideia de aumentar para ser um projeto maior. Criamos uma comissão com fim de integrar várias áreas e alcançar mais pessoas. Tudo com objetivo de ajudar quem mais precisa``, comentou Carolline Bastos, que coordena a iniciativa ao lado de João Gabriel. 

A atlética se juntou ao projeto Estrutura DF, iniciativa de alunos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, para fazer a entrega das doações. Na primeira semana de projeto foram arrecadadas 117 peças de roupas e R$ 310,00. Veja como ajudar aqui.

As frentes trabalham para arrecadar fundos para comprar alimentos e itens de higiene pessoal. A iniciativa também aceita roupas, agasalhos, cobertores e brinquedos em bom estado. ``Nossos comissários estão espalhados pelo DF. Temos contas em seis diferentes bancos. Além da nossa vakinha online e da conta no PicPay``, explicou Carolline. 

Nome musical

O projeto estava pronto para ser criado e trabalhado, mas nenhum nome saltava os olhos dos organizadores. Até que durante a live da dupla Bruno e Marrone, Gabriel Machado, vice presidente da atlética, ouviu a música tijolinho por tijolinho, de Enzo Rabelo, e deu a ideia, em tom de brincadeira. 

``Eu tava fazendo umas pesquisas para achar o nome ideal e essa ideia surgiu. E com poucas atitudes podemos mudar o mundo. Acabou que o nome do projeto se encaixou perfeitamente``, disse a estudante do 8º semestre de engenharia civil.

Confira o vídeo de apresentação do projeto: