Seleção

COPA DO MUNDO

Cabeça de chave do Grupo E, Brasil pode percorrer 6144 km até a final da Copa

Caso a Seleção passe para as oitavas em primeiro lugar do grupo, ela visita cinco cidades até chegar a final em Moscou

postado em 01/12/2017 12:55 / atualizado em 01/12/2017 16:00

AFP/Ian Kington
Além de conhecer os adversários do Brasil da fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, o sorteio dos grupos, permite saber qual será a rota de jogos do time brasileiro no território russo. Cabeça de chave do Grupo E, a Seleção Brasileira pode percorrer até 6144 km até a sonhada final da competição.

O levantamento de distâncias feito pelo Correio Braziliense contou o deslocamento da Seleção durante a fase de grupos e também na fase mata-mata. Para isso, o Correio considerou que o grupo comandado por Tite passe em primeiro lugar do grupo E. O levantamento considerou apenas o deslocamento entre as cidades em que o Brasil irá jogar.  
 
Dessa forma, o caminho da Seleção começa em Rostov, contra a Suíça, em um domingo. E passa por São Petersburgo e Moscou na fase de grupo. Já no mata-mata passa por Samara, Cazã e São Petersburgo novamente. O Brasil só poderá jogar duas vezes em Moscou, cidade que receberá mais jogos do Mundial. Uma partida na fase de grupo e outra caso o time chegue a final. A capital é a maior cidade entre as selecionadas para receber as partidas. Ao todo 12 jogos, incluindo a abertura e a final, serão disputados em dois estádios.

O grupo que sai em vantagem em relação a distância percorrida durante a competição é o H. Caso o Brasil caísse nele, percorreria 5043 km, menor distância até a final. Já o pior cenário seria se o time de Tite ficasse no grupo G, onde percorreria 8942 km. 

Plano B  

Caso o Brasil passe em segundo lugar para as oitavas de final, o trajeto muda e o caminho diminui em 114 km. O percurso é longo, mas ainda assim é bem menor do que o percorrido pelo Brasil na Copa de 2014. 


Em território nacional, os jogadores brasileiros disputaram os jogos em São Paulo, Fortaleza, Brasília e Belo Horizonte. Apenas na primeira fase da competição, o time já havia percorrido mais de 7000 km. Caso o time de Luiz Felipe Scolari tivesse ido para a final, ainda jogaria no Rio de Janeiro. 

Caminho do Brasil na Copa pelo grupo E

1ª opção: fase de grupos + se passar em 1º do grupo para o mata-mata = 6144 km viajados 
Rostov -> São Petersburgo -> Moscou -> Samara -> Cazã -> São Petersburgo -> Moscou
 
2ª opção: fase de grupos se passar em 2º do grupo para o mata-mata = 6030 km viajados 
Rostov -> São Petersburgo -> Moscou -> São Petersburgo -> Samara -> Moscou -> Moscou 
 
Colaborou Geison Guedes - Especial para o Correio