Vida Esportiva

BEACH TENNIS

Brasiliense de 14 anos estreia em Mundial de tênis de praia, na Rússia, e sonha com pódio

Jovem Pedro Henrique Bragança começa luta por medalha na categoria juvenil nesta quarta (15/7), ao lado do baiano Antônio Vitor Tremura

postado em 14/07/2015 19:21

Rodrigo Antonelli /Correio Braziliense

Arquivo Pessoal

Brasília não tem praia, mas terá um representante no Mundial beach tennis, a partir desta quarta-feira (15/7), em Moscou, na Rússia. Nascido na capital, mas agora morador de Porto Seguro, na Bahia, o jovem Pedro Henrique Bragança, de 14 anos, disputa o título da categoria juvenil, ao lado de Antônio Vitor Tremura, para confirmar o status de principal promessa do país na modalidade.

Estreante em competições internacionais - o jovem nem sequer conhecia o exterior antes dessa disputa -, Pedro não esconde a confiança e acredita que é possível, sim, voltar para casa com o título mundial. "É a minha primeira competição fora do país, mas já joguei contra adversários fortes, como chilenos e italianos, lá no Brasil. Sei do nível internacional e acho que dá para voltar com o ouro", avaliou, em entrevista ao Correio. "Eu e meu parceiro já ganhamos um campeonato na categoria profissional e isso nos dá uma experiência boa para acreditar", completou.

Para isso, o ritmo de treinos é intenso. Não há folga na rotina dos jovens. Todos os dias, a dupla passa pelo menos quatro horas na quadra para melhorar o entrosamento e não perder o ritmo de jogo. Aos fins de semana, quando os compromissos escolares não "atrapalham", os treinos podem durar até oito horas. "É cansativo, mas vale a pena. É algo que gostamos de fazer."

A paixão do brasiliense pela modalidade, ainda pouco difundida no país, começou há cerca de um ano e meio, quando já havia se mudado para Porto Seguro. "Conheci aqui, vendo o pessoal praticar na praia. Daí comecei a jogar por influência do meu padrasto, que é treinador de beach tennis, e não quis largar mais. Agora, sonho em me profissionalizar", conta.

Os brasileiros disputam o título juvenil de beach tennis com representantes de outros cinco países: Itália, Rússia, Lituânia, Chipre e Letônia. No juvenil adulto, o Brasil está representado pela dupla Isabella Dalmagro e Eduarda Silva. No adulto, são seis os brasileiros que embarcaram para a Rússia: Marcus Ferreira, Vinicius Font, Thales Santos, Samantha Barijan, Joana Cortez e Flavia Muniz.

História
Criado na Itália nos anos 1980, o esporte foi reconhecido pela Federação Internacional de Tênis (ITF) em 2008 e começou a ganhar adeptos no mundo inteiro. Em cinco anos, o número de praticantes aumentou mais de seis vezes, segundo estimativa da entidade internacional. Em Brasília, não foi diferente. Sérgio Santana, 34 anos, descobriu a modalidade no Rio de Janeiro, em 2010, e se empolgou. “Gostei muito mesmo e decidi trazer aqui para Brasília. Fui conhecendo gente interessada e hoje o movimento está crescendo bastante”, afirma o agora professor da modalidade.

O jogo lembra um pouco o famoso frescobol, tão jogado em praias de todo o Brasil. A diferença principal é uma rede colocada entre os competidores. Com uma raquete menor, eles se dividem em duplas normalmente - mas também pode ser jogado no modo simples - e duelam por pontos, como no tênis de quadra

Onde praticar em Brasília
- Clube do Exército
Setor de Clubes Sul Trecho 2 - (61) 3226-1665

- Clube Naval
Setor de Clubes Sul Trecho 2 - (61) 3223-2332

- Clube da Aeronáutica
SCEN Trecho 1 - (61) 3306-1308

- Asbac
Setor de Clubes Sul - Trecho 2 - (61) 3212-5419