Vida Esportiva

CORRIDA

Ex-dependente químico vai correr de Brasília a São Paulo para visitar cracolândias

Corredor espera concluir percurso de mais de 1000km em 30 dias

Arquivo pessoal
Cerca de 1010km separam Brasília de São Paulo. De carro, a viagem dura por volta das 12 horas e passa por vários municípios de Minas Gerais. É esse o caminho que Carlos Edson de Medeiros percorrerá a partir de amanhã. Ex-usuário de crack, o vigilante de 41 anos quer chegar às cracolândias da capital paulista para dar exemplo de superação por meio do esporte.

O corredor sairá de Santa Maria, entorno do Distrito Federal, por volta das 8h da manhã deste sábado (21/10). É na cidade satélite que Edson conheceu o esporte e faz parte do grupo Corsam (Corredores de Rua de Santa Maria).

Como preparação para o desafio, Carlos Edson participou e subiu ao pódio de várias corridas de 50km e de algumas maratonas. Porém, o vigilante corre há apenas seis meses. "Eu vou me lançar, sei que o desafio é difícil, mas vou conseguir", diz. Ele até planejou uma viagem para Goiânia como treinamento, mas, por falta de recursos financeiros, não conseguiu sair de Brasília.
 
O corredor projeta que o percurso será concluído em um mês. Com pouco dinheiro, ele não sabe se terá apoio suficiente para chegar até a capital paulista. "Eu tenho cerca de R$ 300l, é o básico para alimentação, mas vou da mesma forma. Já passei por tanta barreira na minha vida, não será um impedimento financeiro que vai me barrar", conta Edson, que estima gastos de R$ 7 mil na viagem e espera por ajuda durante o caminho.

Pai de Rubens, 11 anos, e ex-detento por tráfico de drogas, Edson Medeiros morava na rua quando foi resgatado pelo projeto Última Pedra, de uma igreja evangélica, que visa recuperar pessoas da dependência química. "Eu olhava para o meu filho, órfão de mãe, e pensava que queria dar um futuro melhor para ele, foi o que me deu mais forças para sair da situação que me encontrava".

Para ajudar Edson a concluir o percurso:

Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 3001
Operação: 013
Conta: 51732-7

Tags: são paulo corrida , brasília,