Vôlei

VÔLEI

Embalada pela torcida, Seleção masculina de vôlei vence Holanda em Brasília

O Brasil ganhou por 3 sets a 0 diante de 7.600 pessoas no ginásio Nilson Nelson

postado em 18/08/2018 23:44 / atualizado em 19/08/2018 14:09

CBV/Divulgação

A Seleção Brasileira masculina de vôlei estava sem ritmo de jogo e ansiosa para avaliar o treinamento que vem fazendo há um mês para o Campeonato Mundial, que será disputado na Bulgária e na Itália, de 9 a 30 de setembro. Ao menos, neste sábado (18/8), a equipe comandada por Renan Dal Zotto mostrou que está no caminho certo. Venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/22 e 25/16, diante de 7.600 pessoas no Ginásio Nilson Nelson, no centro de Brasília.

Nem o horário de tarde da noite de um sábado, nem a chuva forte que quebrou a seca brasiliense pouco antes do jogo assustou os torcedores que não recebiam uma partida da Seleção masculina desde 2016. Na ocasião, a equipe fez uma partida comemorativa dentro do Estádio Mané Garrincha após a conquista do ouro olímpico nos Jogos do Rio-2016. Desta vez, em um palco mais tradicional, o clima do amistoso diante da Holanda era mais sério. O adversário está no mesmo grupo do Brasil no Mundial, principal competição da equipe neste ano. 

Embalados pelo barulho nas arquibancadas, os brasileiros conseguiram impor maior volume de jogo no começo da partida, chegando a abrir cinco pontos de diferença, com 10 x 5. A equipe controlou com facilidade o set até Lipe explorar o bloqueio para fechar em 25 x 20. A Holanda voltou para a parcial seguinte impondo maior dificuldade, começando a primeira metade do set à frente.

Em um rali emocionante, o Brasil levantou a torcida ao marcar 9 x 10. Mais confiante, a equipe brasileira empatou logo em seguida e teve que suar para se manter na cola da seleção holandesa no placar. O empenho valeu. No meio do set, virou por 16 x 15 e o set voltou a ficar tudo igual em 19 x 19. Enquanto a disputa dentro da quadra estava tensa, o clima era de descontração nas arquibancadas, que embalaram uma ola que durou três voltas completas. A Seleção Brasileira ainda teve dois set points até conseguir ampliar a vantagem na partida em 25 x 22.

Embalada pelo clima festivo da torcida, a equipe brasileira passeou na terceira e última etapa, fechando a conta por 25 x 16, sem dar chances de reação à Holanda. O elenco saiu da partida satisfeito com o empenho neste primeiro amistoso dos cinco que restam antes do Mundial — serão mais dois jogos no Brasil e outros dois na Alemanha. 

“Fizemos um jogo melhor em termos de ataque e defesa até mesmo do que na Liga das Nações”, observou o central Lucão. “Em nenhum momento nosso time baixou a guarda. Mesmo estando atrás no placar, os jogadores mantiveram a concentração e estavam ponto a ponto tentando buscar o melhor”, avaliou o técnico Renan Dal Zotto, ao fim do amistoso. “Conseguimos fazer um bom trabalho de passe nos treinamentos, mas essa harmonia vamos conseguir durante os jogos”, completou, ao dizer que este é o momento de definir o time titular para que ele crie entrosamento.