Vôlei

SUPERLIGA FEMININA

Brasília Vôlei estreia na Superliga 2018/2019 em casa diante do Minas

A principal competição do vôlei brasileiro terá playoffs com séries maiores de jogos decisivos

postado em 25/09/2018 13:00 / atualizado em 25/09/2018 14:01

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O Brasília Vôlei já tem data para estrear na temporada 2018/2019. O time da capital federal recebe o Minas em 16 de novembro, às 20h, pela primeira rodada da Superliga Feminina, no ginásio Sesi Taguatinga. A competição, porém, começa três dias antes, com o duelo entre Pinheiros e o atual campeão Praia Clube, às 21h30, em São Paulo. 

Assim como o Brasília Vôlei chega para a próxima temporada — a quinta da equipe — com 11 reforços no elenco e um novo treinador, o primeiro adversário do time candango na Superliga 2018/2019 chega para a temporada com contratações de peso para brigar pelo título. O Minas trouxe a ponteira Natália da Turquia, onde defendeu o Fenerbahce no último ano. Além da jogadora campeã olímpica nos Jogos de Londres-2012, a equipe mineira terá os reforços da também ponteira da Seleção Gabizinha, da ponta Lana Silva, das opostas Bruna Honório e Maria Luísa e da levantadora Bruninha Costa

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou as tabelas da Superliga 2018/2019 nesta segunda-feira (24/9). A maior novidade desta edição está por conta dos playoffs. Tanto as quartas de final, quanto as semifinais e as finais das disputas femininas serão decididas em série melhor de três partidas.

A temporada contará com 12 times na disputa: Praia Clube, Minas, Sesc-RJ, Osasco (SP), Barueri (SP), Fluminense (RJ), EC Pinheiros (SP), Sesi Vôlei Bauru (SP), São Caetano (SP), Brasília (DF), Curitiba Vôlei (PR) e Balneário Camboriú (SC).

Elenco candango renovado

Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O técnico Hairton Cabral assume o comando do Brasília Vôlei no lugar do pioneiro Sérgio Negrão, que estava envolvido desde o começo do projeto, em 2013. Entre tantos rostos novos dentro de quadra, destaque para a central Angélica, que já atuou pelo time da capital federal, para a atacante Renata Colombo. As duas jogadoras tiveram passagens pela Seleção Brasileira. Há ainda a central argentina Mimi Sosa, conhecida da torcida brasileiro por ter atuado no Rio do Sul, no Pinheiros e no São Cristóvão.

Passada a temporada mais difícil para o Brasília Vôlei após a frustrante 10ª colocação na edição passada da Superliga Feminina, a equipe brasiliense volta a visar a classificação para os playoffs. Em 2017, o então principal patrocinador, a Terracap, deixou o projeto. Com ambições mais altas para a Superliga 2018/2019, o Brasília Vôlei renovou com o BRB e contará com o patrocínio de Furnas, empresa estatal do setor elétrico, por meio da Lei de Incentivo Fiscal.
 

Superliga Masculina começa em outubro


Entre os homens, a principal competição do vôlei brasileiro começa em 24 de outubro, com o confronto entre Campinas e o atual campeão Cruzeiro, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, às 19h30. Veja tabela completa aqui

O sistema de disputas dos playoffs também mudou na Superliga masculina. Nela, as quartas de final serão em melhor de três jogos, enquanto as semifinais e as finais serão decididas em melhor de cinco.

Na edição 2018/2019, o torneio masculino contará com Cruzeiro, Minas, Sesi-SP, Sesc-RJ, Taubaté (SP), São Judas Voleibol (SP), Campinas (SP), Corinthians Guarulhos (SP), Caramuru Vôlei (PR), Maringá Vôlei (PR), Vôlei Ribeirão (SP) e Vôlei Itapetininga (SP).