Vôlei

SUPERLIGA B

UPIS, equipe representante de Brasília, estreia na Superliga B contra APAV Canoas

O rival no jogo de estreia na Superliga B é de Canoas, Rio Grande do Sul, e precisou passar por reformulação do elenco

postado em 25/01/2019 23:19 / atualizado em 25/01/2019 23:27

Ed Alves/CB/D.A Press
A Superliga B Masculina começa neste sábado (26/1) e o UPIS (União Pioneira de Integração Social), equipe representante de Brasília, enfrenta o APAV (Associação dos Pais e Amigos do Voleibol) Canoas, às 17h, no ginásio da AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil). Com média de idade de 22,17, o time candango espera aproveitar o fator casa para garantir a vitória e dar o primeiro passo importante na competição.

Entre tantos títulos, como o da Liga Nacional de Voleibol de 2009, dos Jogos Universitários, que conquistaram oito vezes, do Sul-americano Universitário de 2004, e a chance de disputar a primeira divisão da Superliga em 2009/2010, o treinador do UPIS, Flávio Thiessen, de 55 anos, acredita que os atletas estão preparados para brigar pelo acesso à elite do voleibol brasileiro. “Além de treinar durante todo o ano, estamos focados na preparação para a competição desde dezembro. Evoluindo a parte física para começarmos com força e chegar nos playoffs inteiros.”

O UPIS tem algo de especial. Todos os jogadores são de Brasília. Mas o capitão, Jerson da Costa, ponta de 25 anos, cresceu no interior do Mato Grosso do Sul e veio para a Capital aos 11 anos. Além de atleta do UPIS desde 2014, ele também é aluno da universidade e está na metade do curso de direito, e segundo ele, as duas ocupações andam lado a lado. “O direito é um curso que exige um relacionamento interpessoal muito bom, uma sociabilidade boa e o voleibol é um esporte extremamente coletivo. A possibilidade de juntar os dois e as características de cada um, eu tenho a ajuda do direito na sociabilidade, da facilidade de comunicação na quadra e a ajuda do esporte dentro do direito.”

O rival no jogo de estreia na Superliga B é de Canoas, Rio Grande do Sul, precisou passar por reformulação do elenco, graças a problemas financeiro, tem como gerente geral Gustavo Endres, campeão olímpico e mundial com a seleção brasileira de vôlei, e estava na primeira divisão no ano passado. O treinador da equipe candanga apontou que o duelo será repleto de surpresas, já que nenhum dos times teve acesso a vídeos de jogos passados do rival. 

“Temos pouco conhecimento sobre eles, mas pelos profissionais que estão lá e que nós conhecemos, nós esperamos uma partida equilibrada, onde quem errar menos terá maiores chances de obter sucesso”, comentou Flávio, que ressaltou também a importância do fator casa e da presença da torcida, assim como o capitão, Jerson, que fez um convite ao público.

“Saia de casa no sábado”, disse o jogador sorrindo. “Vem para a AABB curtir esse espetáculo. Vai ser um jogão. A gente com certeza conta com o apoio da torcida para poder fazer um bom jogo. Queremos dar um espetáculo para eles e queremos ver o show que eles vão fazer.” A venda dos ingressos será feita na entrada do clube com os valores de R$10 a inteira e R$5 a meia.