Basquete

NOVO BASQUETE BRASIL

Basquete consegue patrocinador, mas atrasos salariais podem fazer acordo melar

Mesmo com acordo apalavrado, Brasília corre o risco de ficar fora do NBB. No meio do caos, Fúlvio deixa o time e acerta com o Vasco

postado em 30/06/2017 17:06 / atualizado em 30/06/2017 17:22

Antonio Cunha/CB/D.A Press

 O basquete de Brasília encontrou patrocinadores que querem dar continuidade ao time na temporada 2017/18 do Novo Basquete Brasil (NBB). Mesmo assim, o futuro do projeto corre perigo: o Correio apurou que as empresas não vão assinar contrato enquanto os atrasos salariais não forem quitados. Uma delas tem o acordo apalavrado. Outras duas demonstraram interesse a partir do momento em que as dívidas sejam resolvidas.


O Instituto Viver Esporte (IVE), dono da vaga de Brasília no NBB, deve cinco meses de salários aos jogadores da temporada 2015/16 e dois meses vinculados a 2016/17. A premiação da Liga Sul-Americana do ano passado também não foi acertada.

 

O presidente do IVE, Homero Oliveira Neto, havia prometido um acerto até esta sexta-feira (30/6), mas não cumpriu o programado. O diretor técnico do instituto, José Carlos Vidal, admitiu que os pagamentos não serão feitos. "Não tem nada (previsão de acerto com os jogadores), mas isso não é da minha alçada também. Tem que questionar o Homero. Essa parte não é comigo", afirmou. O presidente do IVE não respondeu o contato do Correio até a publicação desta reportagem.

 

Por causa do impasse, o time começa a sofrer com a debandada dos jogadores. O primeiro a acertar a saída é o armador Fúlvio, um dos nomes mais experientes do elenco nos últimos anos. Ele fechou com o Vasco. "Ninguém me procurou para acertar nada até agora. Não nos deram nenhuma satisfação", criticou o atleta, que pretendia continuar morando em Brasília, por razões familiares, mas aceitou a proposta para defender o time carioca.

 

A crise financeira da equipe se agravou desde que o UniCeub, patrocinador máster, saiu do projeto. O centro universitário participava diretamente da administração do time, por meio do IVE. A Terracap também deixou de patrocinar o basquete brasiliense. O BRB sinalizou que pretende continuar, mas ainda não assinou contrato.

 

Nesta quinta-feira (29/6), em visita ao Correio, Vidal admitiu que a continuidade do time corre perigo. "Há uma dúvida quanto a presença ou não do basquete no NBB. Não queremos isso, mas existe a possibilidade de não termos time competindo", lamentou. O conselho arbitral da temporada 2017/18 do NBB está marcado para a terça-feira (4/7).

 

*Estagiário sob supervisão de Braitner Moreira