Seleção

SELEÇÃO BRASILEIRA

Emily Lima é a oitava demitida por Del Nero em três anos na CBF

Cartola coleciona demissões em série. Um dos primeiros dispensados, Vadão, admite ao Correio reassumir o time

postado em 22/09/2017 15:51

Lucas Figueiredo/CBF
A demissão da técnica da Seleção feminina de futebol, Emily Lima, é apenas mais uma prova de que a CBF virou uma máquina de triturar técnicos na gestão do presidente Marco Polo Del Nero. Eleito em 2014, o cartola já promoveu entra e sai em todas as categorias sob seu comando.
 
Favorito a retornar ao cargo, Oswaldo Alvarez é uma das vítimas de Del Nero. Perdeu o cargo após a ótima campanha nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Ótima diante do investimento aplicado no futebol feminino. O quarto lugar embalado muito mais pelo carinho da torcida do que pelo zelo com o futebol feminino no país superou as expectativas.
 
Em entrevista ao Correio nesta sexta-feira (22/9), Vadão admitiu a possibilidade de suceder Emily. Questionado se aceitaria um novo convite de Marco Polo Del Nero, não negou fogo. “Pensaria com carinho, mas ainda não recebi nenhuma informação”. Na primeira passagem, Vadão sucedeu outro treinador demitido pela CBF: Márcio Oliveira.
 
A era Del Nero é marcada por diversas demissões. O técnico Dunga e o coordenador Gilmar Rinaldi perderam o emprego na Seleção para Tite e Edu Gaspar, respectivamente, após a eliminação precoce na Copa América Centenário de 2016.
 
Herói da conquista do inédito ouro nos Jogos do Rio-2016, Rogério Micale foi descartado após o quinto lugar no Campeonato Sul-Americano Sub-20 deste ano, no Equador. Nem o crédito da daquela conquista diante da Alemanha, no Maracanã, foi capaz de mantê-lo empregado.
 
Antes de Rogério Micale, a atual administração havia dispensado Alexandre Gallo. Logo ele, nomeado por José Maria Marin e Marco Polo Del Nero para tocar as divisões de base, o projeto olímpico e revolucionar o futebol brasileiro após o fiasco na Copa de 2014. Gallo caiu bem antes dos Jogos do Rio-2016. Erasmo Damiani assumiu a função de coordenador da base. Porém, caiu junto com Rogério Micale no início deste ano.
 
Lembram do zagueiro Cláudio Caçapa? Aquele mesmo do Atlético-MG e do Lyon. Em 2015, perdeu o emprego de técnico da Seleção Sub-15. Desde então, Guilherme Dalla Déa é o comandante da categoria. Na Sub-17, Caio Zanardi saiu para a entrada de Carlos Amadeu. E ai dele que não conquiste o Mundial Sub-17 na Índia. No início do ano, Amadeu levou a geração dos meninos Vinicius Junior e Paulinho ao título sul-americano.