Vôlei

VÔLEI DE PRAIA

Alison e Bruno perdem invencibilidade do SuperPraia para Evandro e André

Mesmo empurrados pela torcida que lotou a arena em Brasília, os campeões olímpicos perderam no tie-break para os atuais campeões mundiais

postado em 29/04/2018 13:12 / atualizado em 29/04/2018 18:20

Wander Roberto/Inovafoto/CBV
Restando 15 minutos para o início da disputa do bronze do SuperPraia, já havia uma fila de gente que não conseguiu entrar na arena montada no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na manhã deste domingo (29/4). A torcida, que apoiou em peso a dupla campeã olímpica formada pelo capixaba Alison e pelo brasiliense Bruno Schmidt, lotou a arena com capacidade para 1.200 pessoas logo cedo. Em quadra, porém, Evandro e André Stein ganharam a decisão, quebrando a invencibilidade dos tetracampeões do SuperPraia. 

Desde 2014, Alison e Bruno haviam vencido todas as edições do SuperPraia, o torneio que reúne as melhores duplas e encerra a temporada. Na primeira vez que decidiram a taça na cidade natal de Bruno, porém, o título não veio. Não foi por falta de apoio das arquibancadas nem de empenho em quadra. Mas, do outro lado da rede, eles encararam a dupla que vive o melhor momento do vôlei de praia. Com o ouro no SuperPraia, os atuais campeões mundiais e brasileiros ganharam tudo que puderam em 2017/2018.

A final começou com Alison e Bruno abrindo o placar. Ainda nos primeiros pontos, porém, Evandro e André viraram e se mantiveram com uma vantagem bem apertada até Alison, o Mamute, crescer no bloqueio para empatar em 8 x 8 e passar à frente logo em seguida. Uma marcação de dois toques no levantamento de Evandro irritou o carioca. Pouco depois, ele marcou um ace em cima de Bruno. Evandro voltou a forçar o saque e, após a dupla da casa ter muito trabalho para receber a bola e fazer o ponto, Alison aplaudiu o parceiro enquanto convocava a participação da torcida.

Maíra Nunes/cb

O set seguiu equilibrado, com direito a cortadas fulminantes e a peixinhos para salvar a bola, até que Evandro e André abriram dois pontos, com 19 x 17, e mantiveram a vantagem até fechar a parcial em 21 x 19. Alison abriu a parcial seguinte barrando o ataque de Evandro na rede e, quando os tetracampeões do SuperPraia empataram em 12 x 12, foi a vez de Bruno apontar para Alison, reconhecendo o empenho do parceiro. 

No fim do segundo set, Evandro e André viraram em 18 x 17 e ampliaram em erro do Bruno, que atacou na rede. No momento mais tenso da dupla campeã olímpica no jogo, Alison cravou uma cortada que elevou o moral do time. Após ótimo saque do brasiliense, os atuais campeões mundiais recepcionaram com dificuldade e deixaram a bola espirrada na rede. Alison não perdoou e empatou a partida em 19 x 19 para, depois, fechar a parcial em 21 x 19, levando o jogo para o tie-break e a torcida à loucura.


Decisão no tie-break

No último e decisivo set, Alison e Bruno começaram novamente na frente e, mais uma vez, Evandro e André correram atrás do placar. Após empatarem em 4 x 4, viraram o jogo e abriram três pontos de vantagem. Com bom saque, Bruno Schmidt colocou a dupla novamente no jogo. A partida era de tirar o fôlego. Em um ponto, André subiu alto para impedir o ataque de Alison. No ponto seguinte, foi Bruno quem bloqueou André. Ainda assim, a diferença era grande. O jogo terminou com erro de saque de Bruno: 15 x 11 para Evandro e André, que sagraram-se campeões após vencer por 2 sets a 1.

"Foi um jogaço. E percebemos isso, porque no meio do jogo, mesmo perdendo o ponto nos ralis, eu ria em vez de ficar triste porque sabia que tinha sido um pontaço", orgulhou-se André, eleito o melhor jogador de 2017/2018. "O Bruno jogando em casa com a torcida em casa, mas sempre nos respeitando foi primordial", completou Evandro, sobre a decisão que deu o título inédito à dupla na primeira final que disputaram do SuperPraia — André e Evandro terminaram na terceira colocação na edição passada. 

O brasiliense Bruno Schmidt tem amor declarado por jogar em casa, mesmo quando a vitória não vem. "Vimos mais uma vez que o pessoal em Brasília curte demais o vôlei de praia. É um prazer jogar aqui e ser o atleta da casa é especial, vou lembrar disso por muito tempo", disse. "A final foi digna do SuperPraia, podia ter sido para os dois lados. Nossa dupla sentiu o baque absurdo de fuso horário e não deixamos isso interferir, mas jogamos contra uma dupla que está em um momento realmente diferenciado e saio com a cabeça erguida por termos lutado até o fim", finalizou. 

Na disputa feminina, Carol Horta e Taiana foram campeãs diante de Tainá e Victória, na noite de sábado (28/4), também com direito a arena lotada.


A maratona de viagens continua 


Alison e Bruno enfrentaram 48 horas de viagem para voltar ao Brasil, após conquistarem o bronze na China, primeira medalha da parceria nesta temporada do Circuito Mundial uma semana atrás. De Brasília, eles já embarcaram para os Estados Unidos, onde disputarão mais uma etapa do Circuito Mundial. "Buscamos regularidade. Na semana passada, ficamos em terceiro; agora, em segundo; e vamos entrar no avião para os Estados Unidos sabendo que podemos melhorar sempre”, almeja Alison. Evandro e André encaram a mesma maratona. 

Formada desde 2014, a parceria entre Alison e Bruno vive a quinta temporada e segue com entrosamento afiado: “Nosso time quer superar os desafios e gosta de jogar juntos. Nós brigamos um com o outro, chamamos e aplaudimos um ao outro e temos um mesmo objetivo no final. Isso faz a diferença dos times vencedores e dos que só ganham uma vez”. 

Hevaldo e Arthur Lanci ficaram com o bronze

Ana Rayssa/esp.cb


Antes da final, Álvaro Filho/Saymon e Hevaldo/Arthur entraram em quadra para a disputa da medalha de bronze com as arquibancadas já lotadas. Saymon aproveitou a empolgação da torcida para chamar o apoio dela em uma boa passagem pelo saque logo no início da partida. O resultado foi que se tornaram os queridinhos do público. Em quadra, porém, Heraldo e Arthur conseguiram desequilibrar o placar no meio do primeiro set e mantiveram a vantagem até fechar em 21 x 17. 

A dupla seguiu embalada, impondo um ritmo mais forte desde o começo da parcial seguinte. A torcida empurrou da forma que pôde a dupla de Álvaro Filho e Saymon. Gritou o nome dos jogadores, dançou a coreografia do paredão a cada bloqueio de Saymon e pediu ace a cada saque. A dupla ainda esboçou uma reação que empolgou as arquibancadas, mas não deu. Ao fim, eles saíram aplaudidos mesmo diante da derrota para Hevaldo e Arthur por 21 x 18, que levaram o bronze por 2 sets a 0.

Melhores do Circuito Brasileiro 2017/2018


Torneio que encerra a temporada, o SuperPraia também premia os melhores jogadores da temporada no último dia do evento. O brasiliense Bruno Schmidt abocanhou três trofeus: o de melhor recepção, melhor levantamento, além de ser eleito o craque da galera. Parceiro dele, Alison levou o de melhor bloqueador. Já André Stein, campeão do SuperPraia, fechou a temporada impecável sendo eleito o melhor jogador de 2017/2018. Seu parceiro, o carioca Evandro, teve o melhor saque e o melhor ataque.

Melhor jogador – André Stein (ES)
Melhor saque – Evandro (RJ)
Melhor recepção – Bruno Schmidt (DF)
Melhor levantamento – Bruno Schmidt (DF)
Melhor defesa – Guto (RJ)
Melhor ataque – Evandro (RJ)
Melhor bloqueio – Alison (ES)
Atleta que mais evoluiu – George (PB)
Revelação – Adrielson (PR)
Melhor técnico – Ednilson Costa (RJ)
Craque da Galera – Bruno Schmidt (DF)