Vôlei

VÔLEI DE PRAIA

Com quase um mês de parceria, Carol Horta e Taiana são campeãs do SuperPraia

A dupla recém-formada venceu Tainá e Victoria na final do torneio em Brasília

postado em 28/04/2018 21:59 / atualizado em 28/04/2018 22:57

Minervino Junior/CB/D.A Press
Ao lado de um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Mané Garrincha, o esporte que fez os brasilienses vibrarem, neste sábado (28/4), foi o vôlei de praia. Com direito a arena lotada, os candangos viram Taiana e Carol Horta levarem o título de campeão do SuperPraia, o torneio que reúne as melhores duplas e encerra a temporada 2017/2018. A dupla venceu a final sobre Tainá e Vitória por 2 sets a 0, em jogo que teve emoção até o último ponto.

Mais cedo, a torcida empurrou os campeões olímpicos Alison e Bruno Schmidt a se classificarem para mais uma final. A dupla tetracampeã do SuperPraia buscará manter a invencibilidade no torceio, disputado desde 2014, contra os atuais campeões mundiais e brasileiros, Evandro e André Stein, neste domingo (29/4), às 11h. Mais cedo, às 10h, ocorre a decisão do bronze entre Álvaro Filho/Saymon e Hevaldo/Arthur Lanc.

A torcida movimentou a arena do vôlei de praia desde a manhã, mas foi na parte da tarde que as arquibancadas da quadra principal começaram a encher. O calor era intenso na capital federal, fazendo o público usar dos óculos escuros a cangas e guarda-chuvas para se proteger do sol. Ao cair da noite, os torcedores compareceram em peso para ver as finalistas protagonizaram ralis emocionantes no último jogo do dia. 

Minervino Junior/CB/D.A Press


Com pouco mais de um mês juntas, Carol Horta e Taiana enfrentaram uma dupla com mais tempo de parceria, porém em início de carreira: a sul-mato-grossense Victoria, 18 anos, e a sergipana Tainá, 23, são duas expoentes da nova geração do vôlei de praia. Na segunda final da dupla recém-formada em quatro torneios disputados, Carol Horta e Taiana venceram o primeiro set por 21 x 19. 

A parceria abriu boa vantagem no set seguinte, chegando ao match point quando o placar marcava 20 x 18. Em uma reação que levantou a torcida, Tainá e Victoria empataram a parcial, obrigando a partida a se estender. O empenho, no entanto, não evitou erros de ataque que custaram a derrota por 23 x 21. Com a vitória por 2 sets a 0, Carol e Taiana puderam comemorar o primeiro campeonato conquistado da dupla.
 
Minervino Junior/CB/D.A Press
 

Campeã da primeira edição do SuperPraia, em 2014, quando jogava com Talita, a jogadora Taiana se tornou bicampeã do torneio na cidade que guarda com carinho no coração. “Tenho amigos em Brasília, meu marido é daqui e gosto muito deste lugar”, disse. Já Carol Horta, que disputou a decisão do evento no ano passado, terminando com a prata ao lado de Maria Elisa, pôde, enfim, subir ao lugar mais alto do pódio. “A sensação é muito boa, neste ano vim com mais vontade de ganhar e levar o título”, comemorou. 

Do outro lado, a jovem Victoria assumiu que a falta de experiência pesou. “Esta é a segunda vez que vamos para a final, então, a ansiedade tomou conta da nossa dupla em alguns momentos. Tivemos uma chance que elas jogaram para fora, mas elas jogaram melhor”, disse. Antes da final, Bárbara Seixas e Fernanda conquistaram o bronze. Elas venceram Josi e Lili por 2 sets a 0.

Melhores do Circuito Brasileiro 2017/2018

Torneio que encerra a temporada, o SuperPraia consagrou as melhores jogadoras no último dia de disputas femininas 
 
Melhor jogadora – Carolina Solberg (RJ)
Melhor saque – Maria Elisa (RJ)
Melhor recepção – Duda (SE)
Melhor levantamento – Taiana (CE)
Melhor defesa – Taiana (CE)
Melhor ataque – Ana Patrícia (MG)
Melhor bloqueio – Ana Patrícia (MG)
Atleta que mais evoluiu – Ana Patrícia (MG)
Revelação – Victoria Lopes (MS)
Melhor técnico – Luciano Kioday (PB)
Craque da Galera – Ágatha (PR)