Grêmio

RACISMO NO FUTEBOL

Grêmio pode ser o primeiro time do mundo excluído de uma competição devido a ofensas raciais

Julgamento ocorre nesta quarta-feira, no STJD. Tricolor escalou quatro advogados

postado em 03/09/2014 09:53 / atualizado em 03/09/2014 10:01

Amanda Martimon , Braitner Moreira /Correio Braziliense

Itamar Aguiar/Agência O Globo

Na tarde desta quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Brasil pode tomar uma decisão inédita na história do futebol. Se optar pela punição mais severa possível ao Grêmio, devido aos atos racistas de parte da torcida contra o goleiro Aranha, o órgão expulsa o tricolor da Copa do Brasil. Segundo levantamento do Correio Braziliense, jamais um clube foi excluído de uma competição por causa de ofensas desse tipo. O cálculo leva em consideração todas as divisões dos 30 países mais bem posicionados no ranking da Fifa — 18 europeus, 10 americanos, dois africanos.

Embora as entidades esportivas dos outros países pesquisados pela reportagem tenham regulamentos que permitem esse tipo de punição, não há registro de clubes afastados de competições por condutas discriminatórias por parte de torcedores ou mesmo de jogadores. O julgamento do tricolor gaúcho está previsto para começar às 14h, no Rio de Janeiro, sede do STJD. A equipe contará com defesa de quatro advogados nos tribunais cariocas.

Com base em imagens de emissoras de tevê e das câmeras do circuito interno da Arena do Grêmio, e ainda nos registros tardios do árbitro Wilton Pereira de Sampaio na súmula, a terceira comissão disciplinar do tribunal avalia a possibilidade de excluir o time da Copa do Brasil tendo como respaldo o artigo 243-G do Código Brasileiro de Direito Desportivo. De acordo com o texto, a prática de discriminação de raça e cor, por exemplo, é passível de punição que vai de multa a expulsão do clube da competição.

Na avaliação de Maurício Corrêa da Veiga, secretário-geral da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), excluir o Grêmio da Copa do Brasil será o melhor caminho para evitar reincidências preconceituosas nas arquibancadas. “Uma pena severa automaticamente inibe as posturas racistas das torcidas. Minha esperança é que (a punição ao Grêmio) sirva de caráter pedagógico, e não venham os clubes dizer que é impossível controlar a torcida. Quando surgiu a punição sobre arremessar objetos, por exemplo, a prática diminuiu, quase não tem mais. Os torcedores mesmo se fiscalizam”, avalia.

A opção do STJD pela expulsão, contudo, é tratada com cautela. Para Veiga, a entidade ainda é conservadora e uma atitude nesse sentido será “uma grata surpresa”. Praticamente já eliminado da competição, tendo de vencer por três gols de diferença fora de casa para reverter a derrota de 2 x 0 do primeiro jogo, a exclusão do Grêmio, se acontecer, não teria tanto peso em campo, mas poderia servir de “exemplo” para as demais torcidas brasileiras.