Basquete

NBB

Em clássico desequilibrado, Fla vence Brasília na capital

Sem dificuldades, cariocas batem candangos fora de casa, e Universo/Caixa/Brasília soma duas derrotas em dois jogos; fora do ginásio, PMDF prendeu torcedores dos dois times

postado em 15/10/2018 22:39 / atualizado em 16/10/2018 14:35

Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press
O Ginásio Nilson Nelson não recebia o maior clássico do basquete nacional desde janeiro de 2017, quando o time da casa, sob a tutela de outros patrocinadores, despachou o Flamengo. Na noite desta segunda-feira (15/10), o rubro-negro não deixou a história se repetir, e bateu a equipe de casa, sem muita dificuldade, por 94 x 69. O triunfo foi o 15º do rubro-negro diante de clubes da capital no NBB.

No primeiro quarto da partida, o ataque rubro-negro causou dificuldades para o time da casa. O Brasília viu os visitantes abrirem 27 x 19 na primeira parte do confronto. O destaque do Flamengo foi para Marquinhos, que anotou duas bolas de três no período, e Mineiro, autor de nove pontos e responsável por uma linda enterrada logo no primeiro ataque do duelo.

Ex-jogador do Brasília, o armador Deryk fez um primeiro tempo discreto. No período inaugural, chegou a errar um lance livre sob vaias dos torcedores da casa no Nilson Nelson. Ele foi para o vestiário com apenas quatro pontos de 16 tentados. Porém, a atuação apagada do ex-atleta da capital não fez com que o Flamengo diminuísse o ritmo. Ao fim da segunda parte do clássico, os cariocas abriram 14 pontos de vantagem: 49 x 35.

O terceiro quarto do maior clássico do basquete nacional começou movimentado, com as duas equipes acertando bolas de três. O clima esquentou tanto que Davi Rosetto, do Flamengo, e Nezinho, do Brasília, trocaram ofensas e empurrões durante o período. "Ele fez uma falta em mim, fiz outra nele. Ele mandou eu jogar o jogo e eu não poderia deixar o cara crescer para mim", afirmou Nezinho. No placar, o time visitante se manteve confortável: 76 x 57. 

Briga fora do ginásio

Fora do ginásio, perto da Torre de TV, houve confusão entre alguns torcedores de duas organizadas rivais do Flamengo. Momentos antes da bola subir, torcedores foram detidos por terem marcado uma briga. Mais tarde, mais 50 pessoas tentaram invadir a 5ª Delegacia de Polícia para "resgatar" os amigos, e 15 acabaram presos. Nada de mais grave ocorreu dentro do Nilson Nelson.
 
Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press

Em 30 minutos, o time de André Germano levou um ponto a menos do que em todo confronto diante do Vasco, na estreia do torneio. Durante a semana, o treinador mostrou preocupação com a defesa para o duelo com o Flamengo. "Sabíamos que eram dois jogos muito difíceis, mas temos que melhorar. Cedemos muitos pontos para os adversários e teremos que trabalhar para consertar nossos erros", analisou o técnico.

No último quarto, mais dois jogadores se desentenderam: David Nesbitt, do Flamengo, e Ricky Sánchez, do clube da casa. Já com o jogo controlado, os visitantes mantiveram o domínio e fecharam a partida em 94 x 69, com destaque para a atuação de Olivinha, cestinha do clássico com 21 pontos. "Fico feliz pelos meus companheiros terem confiado em mim após eu ter começado a partida bem. Conseguimos anular os pontos fortes deles e sair com uma vitória importante", comentou o ala-pivô.

O próximo compromisso do Flamengo é fora de casa, diante do Joinville, nesta quarta-feira (17/10). O Brasília volta às quadras só em 24 de outubro, em São Paulo, contra o Corinthians, atual campeão da Liga Ouro.
 
* Estagiário sob a supervisão de Leonardo Meireles