Basquete

BASQUETE

Após doping, Ronald volta às quadras como esperança do Brasília

O ala-pivô, que pegou uma punição de quatro anos após ser flagrado por doping, conseguiu uma liminar para entrar em quadra em 2019

postado em 30/12/2018 12:59 / atualizado em 30/12/2018 13:19

Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press
Dois reforços estão confirmados para ajudar a tirar o Universo/Brasília da lanterna do torneio nacional. O ala-pivô Ronald Rios, campeão da Liga Sul-Americana-2015 e com passagens pela Seleção Brasileira, está de volta após cumprir período de suspensão por doping, em caso flagrado nos playoffs do NBB 2015/16. O outro nome é Gui Santos, ex-atleta do Bauru, indicado pelo técnico André Germano.

Ronald, 26 anos, deveria cumprir mais dois anos da punição imposta pela Agência Mundial Antidoping, mas o time da capital recorreu ao STJD, que concedeu uma liminar liberando o jogador para entrar em quadra. O atleta conta como foi o período parado e a expectativa de retorno às quadras da Asceb. “Eu sempre estive treinando, sabia que um dia iria voltar e quero retornar voando. Esperava que fosse na próxima temporada, fui surpreendido. Mas, agora, é focar em pegar o ritmo de jogo, conheço a galera e eles estão me ajudando muito nessa etapa”, diz o pivô.

Gui Santos atuou com o técnico André Germano na base do Bauru e chegou à capital com vontade de jogar. “O André sabe meus pontos fortes e vai me aproveitar da melhor maneira possível. Superei as lesões, estou me sentindo bem e confiante. Espero ter a oportunidade de mostrar o meu melhor em quadra”, confia o jovem de 21 anos.

O treinador da equipe acredita que os dois reforços contribuirão para a evolução dos resultados na sequência da temporada. “Conversei com o Gui, ele topou o projeto e está treinando com o grupo. Vai nos ajudar muito, tem intensidade defensiva. O Ronald é um jogador jovem, talentoso e muito identificado com a torcida. Com certeza, chega para agregar”, comenta André Germano.
 
*Estagiário sob a supervisão de Fernando d’Amarelo