Copa do Mundo

RÚSSIA 2018

Segue o líder! Veja quem lidera os grupos após a primeira rodada da Copa

América do Sul começa mal; atual campeã tropeça e precisa vencer a Suécia

postado em 19/06/2018 11:35 / atualizado em 19/06/2018 14:09

AFP
A primeira rodada da Copa do Mundo já acabou. Após 16 partidas, as classificações dos grupos começam a definir qual o papel que cada país desempenhará na Rússia. 

O início também marcou o segundo pior começo da América do Sul em Copas do Mundo. O desempenho só foi pior em 1974, que o continente não venceu nenhum jogo. Em 2018, foi apenas uma vitória (Uruguai), além de duas derrotas (Colômbia e Peru) e dois empates (Brasil e Argentina).

No Grupo A, a anfitriã Rússia não deu chances para a Arábia Saudita e, com o placar de 5 x 0, lidera a chave por causa do saldo de gols, à frente do Uruguai, que bateu o Egito por 1 x 0. A segunda rodada começa nesta terça-feira (19), com russos e egípcios se enfrentando em São Petersburgo.

O Grupo B tem um candidato à eliminação na liderança. O Irã lidera a chave por conta da vitória em cima do Marrocos, enquanto Portgual e Espanha seguem com um ponto, após empatarem na estreia. O Grupo C tem a favorita França na ponta, seguida pela Dinamarca.

A Croácia lidera o Grupo D do torneio, depois da vitória por 2 x 0 diante da Nigéria, lanterna. Islândia e Argentina somaram um ponto após o empate no jogo inaugural. Agora, os argentinos, que começaram tropeçando no Mundial, enfrentam a equipe de Modric e Rakitic. Na chave do Brasil, a Sérvia é lider com três pontos, após vencer a Costa Rica por 1 x 0. Brasil e Suíça seguem com um ponto.

Talvez a maior supresa da Copa do Mundo tenha ocorrido no Grupo F. A atual campeã Alemanha perdeu para o México na estreia e precisa vencer a Suécia, na próxima rodada, para não se complicar. Os suecos começaram com o pé direito, triunfando sobre a Coreia do Sul. No Grupo G, Bélgica e Inglaterra confirmaram o favoritismo e deixaram Panamá e Tunísia para trás.

O último grupo a estrear na Copa rendeu duas surpresas. O Japão bateu a Colômbia por 2 x 1, com gol do atacante Osako, e Senegal derrotou a Polônia pelo mesmo placar, com direito a gol contra do brasileiro naturalizado Thiago Cionek. Na segunda rodada, os líderes jogam por uma vaga nas oitavas.