Copa do Mundo

COPA DO MUNDO

Saiba o que precisa acontecer para a Argentina ser eliminada da Copa

Hermanos precisam vencer a Nigéria e torcer para a Islândia não ganhar da Croácia. Caso contrário, voltam para casa ainda na primeira fase

postado em 26/06/2018 07:15 / atualizado em 26/06/2018 17:10

Johannes Eisele/AFP
Atual vice-campeã do Mundo, a Argentina entra em campo às 15h (horário de Brasília) desta terça-feira (25/6) com o objetivo de evitar um vexame. Depois de empatar com a estreante Islândia e amargar uma derrota por 3 a 0 para a Croácia, a Albiceleste precisa, no mínimo, de uma vitória para não dar adeus à Copa ainda na primeira fase.

No mínimo, porque, mesmo que vença, a seleção argentina ainda tem que torcer para a Islândia não ganhar da Croácia. Se os hermanos vencerem e os nórdicos também, a vaga seria decidida no saldo de gols que, atualmente, é favorável aos europeus: -2 para eles e -3 para a Argentina. Independente do outro jogo, qualquer resultado diferente de uma vitória tiraria Messi e os companheiros da Copa.

Messi que, aliás, não tem correspondido às expectativas. O camisa 10 ainda não marcou nenhum gol na Rússia, chegando, inclusive, a desperdiçar um pênalti na partida contra a Islândia. A seca do craque em Copas do Mundo já chega a seis jogos. A última vez que ele balançou as redes em um Mundial foi na última rodada da fase de grupos no Brasil, na vitória por 3 a 2 sobre a... Nigéria.

Se tem uma coisa a que os argentinos podem se apegar é ao retrospecto contra os nigerianos. As duas seleções já se enfrentaram oito vezes, com cinco vitórias dos sul-americanos, um empate e duas vitórias dos africanos. Só em Copas foram quatro encontros, todos vencidos pelos hermanos por um gol de diferença (2 a 1 em 1994, 1 a 0 em 2002 e 2010 e 3 a 2 em 2014). O último embate, porém, foi vencido pela Nigéria: 4 a 2 em um amistoso disputado no fim do ano passado (sem Messi em campo).
 
Por falar em retrospecto, os brasileiros têm mais um motivo para torcer contra a Argentina. Os hermanos foram eliminados na primeira fase do Mundial em três oportunidades*: 1958, 1962 e 2002. Alguém lembra o que aconteceu nessas Copas?
 
*Houve ainda uma eliminação em 1934, mas o formato da Copa era completamente diferente do atual. Não existiam grupos e a Argentina voltou para casa após perder um único jogo, contra a Suécia. 

> Vitória da Argentina e derrota ou empate da Islândia
Argentina se classifica

> Vitória da Argentina e vitória da Islândia
A vaga seria definida nos critérios de desempate. No primeiro deles, o saldo de gols, os islandeses levam vantagem
 
> Empate ou derrota da Argentina
Argentina é eliminada